Filme “Ego Sum!” tem exibição nesta segunda-feira, no Campus 8.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 21/06/2017 | Editado em 23/06/2017

Atividade, gratuita, terá bate-papo com o roteirista do curta premiado em Los Angeles.

Curta foi ambientando no interior da Igreja São Pelegrino. (Foto: Acervo Igreja São Pelegrino)

A Universidade de Caxias do Sul irá exibir, na próxima segunda-feira, dia 26 de junho, o filme “Ego Sum!”, às 18 horas, no Auditório Marelli, no Campus 8. A exibição do filme – premiado como Melhor Curta Estrangeiro no Festival de Cinema Independente de Los Angeles, Estado Unidos, em maio do ano passado – será seguida com um bate-papo com o roteirista Waner Biazus.

Trata-se de um filme de suspense, com 20 minutos de duração, em formato digital, totalmente ambientado no interior da igreja de São Pelegrino, em Caxias do Sul. As pinturas murais de Aldo Locatelli, pintadas no teto, são o fio condutor e personagem forte de toda a trama. Essas pinturas constituem importante aporte artístico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul, uma das maiores riquezas do patrimônio histórico do estado. Essas pinturas – de grandes proporções, com anatomia perfeita, acentuada por um dramático jogo de cores, luz e sombras – transmitem um ar assustador e sobrenatural. Elas impressionam pelo seu “movimento” parecendo frames capturados de um filme mitológico. A simbologia entre o real e o místico espiritual é evidente.

Sinopse da trama

É noite. Padre e rapaz (Filmmaker) estão sozinhos na igreja preparando um documentário. O rapaz captura, em vídeo, as pinturas desenhadas no teto do templo. Eles rocam impressões pessoais sobre o significado dessas pinturas, falam, discutem e evocam Deus, anjos, homens e demônios. Lá fora, algo parece dizer que ambos estão pisando em terreno perigoso. Em meio a uma tempestade “Alguém” chega à porta da igreja. Entra no templo, traz na mão uma espada, fala vários idiomas e trata o padre e o rapaz como seres inferiores. Quando eles se dão conta, são envolvidos num acerto de contas milenar; uma disputa que vai além da sua compreensão.

Equipe de Produção

Roteirista e Diretor: Waner Biazus
Produtora Executiva: Elisabete “Bete” Souza
Diretor de Fotografia: Paquito Masiá
Editor/Produtor: Daniel Herrera
Editor/Produtor: Marcelo Santos
Coordenador de Produção: Josué “Kiko” Cunha
Produtor de Elenco e Figurino: Pepe Pessoa