Fórum debate futuro em que será possível produzir o próprio combustível.

Já pensou em um futuro no qual será possível produzir o próprio combustível? Esse e outros debates estarão em pauta no Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que ocorre entre 6 e 8 de junho em Foz do Iguaçu. A Universidade de Caxias do Sul é uma das realizadoras do evento, juntamente com o Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APL MMeA), o Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás) e o Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia ((IST PGE)). No ano passado, no Campus-Sede, a UCS recebeu a edição do Fórum Estadual.
O encontro deste ano, que irá debater a produção e o uso do biogás como fonte de energia, será realizado no Golden Park Internacional e tem uma programação que possibilitará a discussão sobre estruturação da cadeia de suprimentos, tecnologia, formação de mão de obra, mercado e desenvolvimento do setor. Para isso, deverá reunir empresários, gestores de órgãos públicos, profissionais, pesquisadores, estudantes e interessados na indústria do biogás e biometano. Um Espaço de Negócios será mantido ao longo do evento para a apresentação de produtos e serviços de interesse do setor e para networking entre os participantes.
Programação
No dia 6, a palestra de abertura vai abordar o Panorama Europeu e Internacional de Biogás e Biometano. O diretor de projetos da Associação Europeia de Biogás (EBA), Bruno Deremince, mestre no assunto e autor de diversas pesquisas da EBA, falará sobre panorama internacional e experiência europeia em Biogás e Biometano. O debate segue com mesas-redondas que discutirão o panorama sul-americano do Biogás e Biometano; as políticas públicas; as tecnologias e processos para produção de biogás e geração de energia; e os mercados potenciais.
A participação da UCS no evento se dará, também, a partir da contribuição de docentes na programação. No dia 7, na mesa-redonda sobre Tecnologias e Processos para Geração de Energia Elétrica e Térmica e Produção de Biometano, o moderador será o professor da Instituição Tiago Cassol Severo, também coordenador do Grupo de Trabalho Energia, Petróleo e Gás do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, que ainda participará do debate de encerramento do Fórum. Já o professor Lademir Beal falará sobre a Universidade na Formação de Recursos Humanos na Cadeia Produtiva do Biogás/Biometano na mesa redonda que tratará sobre a mão de obra para o setor.
O dia 8 de junho está reservado para as visitas técnicas em propriedades que são referência na utilização de tecnologias para geração de energia através da produção de biogás e biometano.
Compartilhar