Foz do Iguaçu (PR) será sede do 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Próxima edição será em abril de 2026, no Paraná. Universidade de Caxias do Sul é uma das realizadoras do evento

O próximo Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB) volta ao Paraná, Estado que tem o maior número de plantas de biogás no Brasil. Conforme o Panorama do Biogás Brasil 2023, há 1.365 plantas cadastradas no País, sendo o Paraná o estado mais representativo, com mais de 400 unidades geradoras de biogás.
Foz do Iguaçu (PR), onde ocorreu a primeira edição em formato sul brasileiro do Fórum, em 2018, receberá novamente o evento de 14 a 16 de abril de 2026. O anúncio ocorreu no encerramento da programação de painéis da sétima edição, que reuniu 764 inscritos – entre especialistas, pesquisadores, empresários, representantes dos setores público e privado e de instituições de cooperação internacional – em Bento Gonçalves (RS), de 8 a 10 deste mês.
“Tivemos um envolvimento muito grande do ecossistema do biogás. Nos três dias houve entrega de inovação, de conceitos do que está sendo realizado e do futuro para o biogás”, avalia Suelen Paesi, pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul e coordenadora do 7º Fórum. O evento em Bento Gonçalves teve 22 estados brasileiros representados; participantes de 17 países, incluindo o Brasil; mais de 50 patrocinadores e apresentação de 12 cases. A equidade de gênero também foi assegurada nos painéis, cumprindo um dos compromissos do evento, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Fórum é um dos mais importantes eventos do setor no país, realizado anualmente, de forma itinerante nos três estados do Sul. Suelen também destaca a relevância do evento pelo fato de movimentar diferentes redes ao longo de sua realização, da economia às relações sociais. O papel do Fórum como um espaço que oportuniza conexões e interação entre os diferentes elos da cadeia do biogás foi igualmente salientado pelo pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Airton Kunz.
“O Fórum conta com importante parceria entre organizações, empresas e pesquisadores. Conecta empresas que geram produtos para usinas, para serviços, com a academia. Essa tecnologia precisa constantemente de inovação, e a Universidade e as instituições de pesquisa vêm aportar novas tendências e novas formas de produzir biogás”, explica.
O Fórum tem como instituições realizadoras a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR). A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindústria (SBERA).
Foto: César Silvestro Fotografia