FUCS assina contrato de transferência de tecnologia com a Prawer Chocolates.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/12/2019 | Editado em 28/07/2023

A partir de um projeto de pesquisa desenvolvido no Laboratório de Estresse Oxidativo e Antioxidante do Instituto de Biotecnologia, no âmbito das atividades do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) e a Prawer Chocolates (Chocolate Caseiro Gramado Ltda.) assinaram, no dia 17 de dezembro, um contrato de transferência de tecnologia que prevê o licenciamento para produção e comercialização, pela Prawer, de chocolates funcionais com propriedades antioxidantes.

Desenvolvida pelas pesquisadoras Mirian Salvador, Luciani Tatsch Piemolini Barreto e Vivianne Santiago da Rocha, a tecnologia permite a incorporação dos antioxidantes durante o processo de produção de chocolate branco e de chocolate ao leite, que passam a ter os mesmos benefícios do chocolate amargo, sem que haja alteração das suas características sensoriais. A previsão é que esses novos produtos sejam lançados pela Prawer ainda em 2020.

Desde março de 2018, a FUCS é detentora do pedido de patente dessa tecnologia no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Na foto, ao final da assinatura do contrato: Juliano Rodrigues Gimenez, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS; o reitor Evaldo Kuiava; o sócio-administrador da Chocolate Caseiro Gramado Ltda., Darci Mauricio Brock, e a  a gerente de pesquisa e desenvolvimento da empresa, Natália Diehl; a professora e pesquisadora Mirian Salvador; a representante da Procuradoria Jurídica da UCS, Claudete Fátima Broliato; e o coordenador de Pesquisa da UCS, Matheus Parmegiani Jahn.