FUCS recebe sinalização positiva do Governo Federal para manutenção dos 40 leitos no HG

CEO da Fundação, Germano Schwartz, participou de reunião no Ministério da Saúde nesta semana
Para garantir a oferta essencial de atendimento para a população da Serra Gaúcha, o CEO da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Germano Schwartz, participou nesta terça-feira, 3 de dezembro, de uma reunião no Ministério da Saúde em Brasília. O tema do encontro foi a manutenção dos 40 leitos, abertos em caráter provisório no mês de agosto, no Hospital Geral de Caxias do Sul (HG), a partir da incorporação de valor anual por meio do Programa de Trabalho “Atenção à Saúde da População para Procedimentos em Média e Alta Complexidade” (Teto MAC).
No encontro, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proença, acenou de forma positiva para o custeio sob responsabilidade do Ministério da Saúde. “Nossa visita foi bastante produtiva, visando bons resultados futuros. Saímos bastante esperançosos, já que todos os sinais são no sentido da continuidade dos leitos”, reforça Schwartz. Também estiveram presentes na reunião a deputada federal Denise Pessôa e o diretor geral e jurídico da Secretaria da Saúde de Caxias do Sul, Mário Taddeuci.
A FUCS, que é mantenedora do HG, realizou a abertura destes leitos provisórios no mês de agosto. Sua operação se deu a partir do recebimento de R$ 17.993.860,05 do Ministério da Saúde, recurso que permite o custeio até janeiro.
Hospital Geral – HG
Inaugurado em 19 de março de 1998 e gerido pela Fundação Universidade de Caxias do Sul, com o aporte de recursos públicos, o HG é referência para mais de 1,2 milhão de habitantes de 49 municípios abrangidos pela 5ª Coordenadoria Regional da Saúde do Rio Grande do Sul, aos quais presta atendimento universal e gratuito, 100% via SUS. Também funciona como hospital de ensino – reconhecido pelos ministérios da Educação e da Saúde.
Foto: Marcelo Tavares