Galeria Universitária sedia a mostra Quando o Ausente se Torna Presente – O Mito do Sanguanel

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 28/09/2025 | Editado em 01/10/2025

Exposição de trajes e figurinos teatrais criados por Arielson Colombo pode ser conferida até 30 de outubro

O Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul sedia, desde 29 de setembro, a exposição Quando o Ausente se Torna Presente – O Mito do Sanguanel, que reúne trajes e elementos de figurino teatral criados pelo pesquisador Arielson Colombo. A mostra, no formato de vitrine-conceito, ocupa o estande de vidro localizado na Galeria Universitária até 30 de outubro.

Com curadoria e organização do artista visual Gelson Soares, a exposição propõe um mergulho poético no universo simbólico do Sanguanel, figura lendária do folclore ítalo-gaúcho e presente no imaginário popular de Caxias do Sul. As vestimentas e máscaras em exibição foram utilizadas em diversas performances cênicas e, segundo Soares, representam muito mais do que personagens míticos. “Elas performam ausências, memórias e silêncios, ativando reflexões sobre identidade, ancestralidade e pertencimento e sugerindo um diálogo entre tradição e contemporaneidade, evocando os Filós (encontros comunitários originados dos imigrantes) como espaços simbólicos de resistência cultural”, argumenta o curador.

A mostra é uma realização da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura e do curso de Artes Visuais da UCS, com apoio do programa Arte na Escola Polo/UCS e parceria da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul.

Sobre o autor
Arielson Colombo é graduado em Turismo e pós-graduado em Patrimônio Histórico-Cultural pela UCS. Pesquisador do folclore regional, atua ativamente na preservação da memória do mito do Sanguanel, por meio de performances artísticas e ações educativas voluntárias em escolas de Caxias do Sul e região.

Serviço
O quê: exposição Quando o Ausente se Torna Presente – O Mito do Sanguanel, de Arielson Colombo
Quando: abertura segunda-feira, 29 de setembro, às 19h40min, quando o artista e o curador estarão presentes para conversar com o público. Visitação até 30 de outubro
Onde: Galeria Universitária – Campus-Sede da UCS
Quanto: gratuito

Fotos: Divulgação