Game Jam chega à terceira edição em agosto
Evento ocorre na Universidade de Caxias do Sul e tem apoio do cursos de Criação Digital e de Tecnologia em Jogos Digitais.
De 2 a 4 de agosto, ocorre na UCS o 3º Game Jam Caxias do Sul. Para a edição, criada pela iniciativa da Game Devs Caxias, os membros da Monster Crossing Studio e Pixel Escola Para Jovens Programadores, com apoio da Universidade de Caxias do Sul, trouxeram diversas novidades.
A grande mudança é que esta Game Jam estará inserida em um evento maior: a Game Jam Plus, evento de escala mundial e que premia os vencedores através de uma final nacional, com incentivos de finalização dos jogos e inserção na indústria. As equipes classificadas por escolha de júri local do núcleo Serra (composto pelos membros do Game Devs Caxias) competirão com o núcleo Porto Alegre pela vaga na final. Já a vencedora local, ou seja, a melhor equipe do núcleo Serra, receberá como prêmio uma bonificação da UCS em créditos estudantis para serem utilizados em cursos de línguas, extensão e pós-graduação, no valor de 12 mil reais. Outra diferença em relação aos eventos anteriores é que, desta vez, ocorrerá durante 48 horas diretas, in loco.
“Embora haja uma premiação para o melhor projeto desenvolvido, reforçamos que o objetivo maior continua sendo a aprendizagem que esses eventos proporcionam. Comuns na área de desenvolvimentos de jogos digitais, muitas empresas e jogos de sucesso pelo mundo viram seu início em eventos como esse. É uma oportunidade para que já tem conhecimento de expor seu talento para profissionais e, para quem está iniciando, de potencializar sua aprendizagem. Além, é claro, do envolvimento com a comunidade local de desenvolvedores”, relata o professor Marcelo Fardo, coordenador do curso superior de tecnologia em Jogos Digitais e do bacharelado em Criação Digital da UCS, que apoia e sedia o evento.
“As Game Jams são eventos desafiadores, que permitem estudantes, entusiastas e demais interessados a botarem em prática seu conhecimento e aprenderem muito do processo de criação de jogos. A Game Jam Plus, em especial, é uma oportunidade única de mostrar o trabalho para o mundo e, quem sabe, iniciar a carreira na indústria, uma vez que as grandes empresas locais e algumas nacionais estarão de olho na competição.” – relata Mau Salamon, produtor na Monster Crossing Studio, conselheiro na diretoria da ADJogosRS (Associação de Desenvolvedores de Jogos do Rio Grande do Sul) e organizador do núcleo Serra da Game Jam Plus.
Qualquer pessoa pode participar, uma vez que o evento requer não somente habilidades técnicas, mas também de gestão e apresentação. Além de estar organizado e com andamento garantido, o projeto deve ser coerente com o mercado e um pitch deverá ocorrer ao final, certificando a equipe de que possui os requisitos de uma empresa de jogos. Como destaque, alunos de cursos de tecnologia poderão colocar em prática o aprendizado, em uma situação que simula a realidade da indústria. A inscrição para a Game Jam é de R$ 35,00, que colaborará como ajuda de custo para a ida de um membro do time vencedor do Regional para a final nacional, e pode ser realizada em http://bit.ly/GameJamCaxias2019.
Com informações da organização do evento.
Compartilhar