Gestão acadêmica: cerimônia marca a posse dos diretores de Áreas do Conhecimento
Única alteração em relação à última gestão ocorre na Área de Ciências Sociais. Docentes atuarão no período 2020-2022 com o objetivo de realizar a missão institucional da UCS.
Em ato realizado na sexta-feira, 31 de julho, o reitor Evaldo Antonio Kuiava deu posse aos seis diretores de Área do Conhecimento da Universidade de Caxias do Sul que integrarão a gestão acadêmica de 1º de agosto de 2020 a 31 de julho de 2022.
A cerimônia on-line oficializou, nos termos do Estatuto da Universidade, os nomes que atuarão, no exercício da função e como extensão da reitoria, no cumprimento das diretrizes institucionais da UCS: excelência acadêmica, desenvolvimento das pessoas e da região; inserção acadêmica nacional e internacional; empreendedorismo e inovação; e sustentabilidade institucional. Cabe aos diretores representar a Universidade; articular, promover, disseminar, fazer cumprir e apoiar as estratégias presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional, com o objetivo de realizar a missão institucional de produzir, sistematizar e socializar o conhecimento com qualidade e relevância para o desenvolvimento sustentável.

– Ciências da Vida: professor Asdrubal Falavigna
– Humanidades: professor Everaldo Cescon
– Ciências Jurídicas: professor Edson Dinon Marques
– Artes e Arquitetura: professor Givanildo Garlet
– Ciências Exatas e Engenharias: professora Neide Pessin
– Ciências Sociais: professor Marcelo Faoro de Abreu
A única Área do Conhecimento que troca de diretor em relação à estrutura anterior é a de Ciências Sociais – cujo último gestor, Fábio Eberhardt Teixeira, não disputava a recondução ao cargo. Na despedida da atribuição, considerando os dois anos na direção e os 26 anos de docência, o professor Fábio exaltou a importância de um caminho de amadurecimento “no sentido de aprender, criar e socializar as oportunidades”, também no exercício da gestão. “Parabéns a vocês, docentes, que também têm a vontade de aprender e aplicar conhecimentos em prol de uma vocação: ser professor”. Do período na liderança de Área do Conhecimento, ele destacou a felicidade, as possibilidades de aprendizado, a parceria com os colegas e com toda a comunidade acadêmica. “A UCS é maior que nós e nossos propósitos, é comunitária”, definiu, recordando os já 53 anos da Instituição e compartilhando o desejo de seguir acompanhando esse caminho, na docência e também no apoio aos colegas.
Representando os demais empossados, a diretora da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias, professora Neide Pessin, listou algumas premissas e motivações ao trabalho do grupo, para o pleno êxito do cargo. “Que busquemos nos fortalecer nas estratégias de planejamento, necessárias e oportunas, que devem estar ajustadas às ações operacionais imediatas, demandas pedagógicas, às questões emergenciais e aos cenários externos que emergem”. “O caminho é a efetivação de uma gestão participativa, compartilhada e humanizada”, reforçou, demonstrando a certeza de que todos percorrem esta trajetória.
O reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, destacou a alegria pela equipe que integra a reitoria, lembrando de algumas das responsabilidades dos diretores relacionadas a diretrizes, princípios e planejamento na gestão da Instituição. “Além de exercerem o papel de guardiões da Área do Conhecimento, enquanto líderes vocês são também guardiões da sabedoria, que agrega o exercício da liderança com postura ética e firme em relação ao que é necessário realizar”, pontuou, no percurso de a Universidade “ser profícua, referência em ensino, pesquisa, inovação, relação com alunos, comunidade, empresas, e que para além da formação profissional, formemos líderes éticos e honestos”.
Kuiava ainda fez um agradecimento especial ao professor Fábio, que deixa a gestão mas segue como colega docente, destacando o valor de características suas como a bondade e a ética, enquanto aliadas a propósitos, princípios e firmeza em prol da Instituição.
O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, também homenageou o docente que se despede da tarefa, além de desejar êxito ao ingressante, professor Marcelo Faoro de Abreu, e aos que seguem no exercício. “Contem conosco sempre que for necessário, estaremos à disposição para que juntos possamos zelar pelo futuro”.
Processo eleitoral
O processo de escolha iniciou com votação on-line, de 29 a 6 de julho, aberta a professores, alunos e funcionários. O resultado compôs listas tríplices submetidas ao reitor, para a procedência da escolha após entrevistas individuais com os candidatos (de 13 a 27 de julho). No pleito, a Área do Conhecimento de Ciências Sociais teve a participação de seis candidatos, enquanto as áreas do conhecimento de Artes e Arquitetura, Ciências da Vida, Ciências Exatas e Engenharias, Humanidades, e Ciências Jurídicas apresentaram, cada uma, candidato único.