Graduação em Teologia é lançada oficialmente pela Universidade de Caxias do Sul

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 11/09/2025 | Editado em 11/09/2025

Profissionais estarão aptos a atuar em instituições religiosas, organizações sociais, escolas e projetos comunitários

Reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech

Desempenhar funções em instituições religiosas, organizações sociais, escolas, universidades, centros de pesquisa e projetos comunitários. Estes são alguns dos campos de atuação do profissional de Teologia, curso que a Universidade de Caxias do Sul apresentou oficialmente nesta quarta-feira, 10 de setembro, na terceira noite da Semana Teológica de Caxias do Sul. O evento, realizado no Colégio São José, oportunizou que o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, resumisse a proposta pedagógica da graduação que se inicia em março de 2026.

“Esta é uma ocasião especial para lançarmos esse novo curso, pois a Diocese de Caxias do Sul é pilar fundamental da fundação e do desenvolvimento da Universidade. Esse bacharelado é também uma valorização a essa trajetória e à formação teológica, que contribui para o desenvolvimento de competências ético-humanísticas, fundamentais para atuação em contextos multiculturais e multireligiosos”, destacou o reitor, em sua apresentação.

O bispo da Diocese de Caxias e presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Dom José Gislon, considerou como muito significativa a oferta do curso superior de Teologia. “Um caminho que se soma a tantos outros oportunizados pela UCS nos campos da filosofia e da educação humanística”, celebrou.

A oferta do bacharelado em Teologia da UCS alinha-se às comemorações dos 65 anos da Faculdade de Filosofia de Caxias do Sul, criada pela Diocese de Caxias. Com duração de três anos e meio e sob coordenação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon, a graduação é alicerçada nos fundamentos que constituem o fenômeno humano e religioso sob a ótica da contribuição teológica, considerando o ser humano em todas as suas dimensões. Os formados em Teologia podem exercer funções como capelão, educador teológico, consultor em temas religiosos e líder comunitário, contribuindo com escuta qualificada, mediação de conflitos e promoção do bem comum.

Para mais detalhes do curso e informações sobre ingresso, acesse este site.

Fotos: Bruno Zulian