Grupo de estudos Amorcomtur! em conexão com o Projeto Fabrica, da Benetton.

A professora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade e dos cursos de Comunicação Social, Maria Luiza Cardinale Baptista, esteve, no dia 12 de setembro, em visita técnica ao Projeto Fabrica, da Benetton, um importante centro de formação em Comunicação e Criatividade, situado no norte da Itália, que já se tornou um referencial conceitual de excelência de produção de narrativas visuais e rupturas temáticas envolvendo área da Publicidade e as Relações Públicas. Criada pelo fotógrafo Oliviero Toscani – e atual diretor – a Fabrica trabalha com projetos em arte, design, cinema, publicidade, alimentação, gastronomia, política, economia, arquitetura e mídias.
“Desde os anos de 1990, a Fabrica vem causando grande repercussão em diversas regiões do mundo, graças às produções arrojadas, pautadas pelas capacidade de autopoiese da área da Comunicação, discutindo questões de relevância social, propondo a aproximação de diferenças, o abandono de preconceitos e enfrentando a negação de conflitos, no ambiente de produções comunicacionais”. Maria Luiza conheceu o projeto Fabrica em 1995 e, ao retornar este ano, além de atualizar-se sobre as novidades do projeto e participar do workshop “Novo Jornalismo nas Redes Sociais”, a pesquisadora teve um encontro com o diretor OlivieroToscani e falou-lhe sobre as pesquisas realizadas pela UCS e da forte aproximação entre a Serra Gaúcha e a região do Vêneto, onde se localiza Catena de Vilorba, lugar sede da Fabrica. Ela também apresentou as pesquisas realizadas no âmbito do Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese, vinculado aos cursos de Comunicação Social e ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade.

Sob sua liderança e envolvendo estudantes de graduação, mestrado e doutorado, o Amorcomtur! trabalha com a noção de trama, relacionada ao conceito de ecossistemas turístico-comunicacionais-subjetivos. Para ampliar seu campo de atuação, o projeto de internacionalização proposto pelo Grupo procura estabelecer diálogo com pesquisadores de seis outros países, envolvidos na ideia de “Com-versar sujeitos e lugares, a partir de narrativas de amorosidade e autopoiese”.
Maria Luiza pôde perceber, durante a visita e o encontro com Toscani, uma forte sintonia entre o que vem sendo desenvolvido na UCS, pelo grupo Amorcomtur! e o Projeto Fabrica. “Nesse sentido, foi rica a troca de experiências sobre a necessidade de transformação na Comunicação, no Turismo e nos processos de aprendizagem, buscando a produção de sentido, com laços éticos e mobilizadores de afeto, de intensas emoções”. Como resultado do encontro, ficou acertada a visita de um grupo de pesquisadores da UCS e profissionais interessados em conhecer o projeto Fabrica, “estando desde já aberta a possibilidade de que, como sequência, estudantes e professores da UCS, de todos os níveis e cursos, possam, eventualmente, propor projetos para pensar uma estada na Fabrica para aprimorar a criatividade, numa espécie de retiro artístico, conforme define Toscani”, anunciou a pesquisadora.
Fotos: Arquivo Pessoal
Compartilhar