Grupo de pesquisa em Materiais recebe dois prêmios em Congresso Internacional de Tribologia, realizado em Pequim.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 02/10/2017 | Editado em 22/02/2024

Congresso realizado em Pequim destacou dois trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais com o prêmio de Best Poster Award.

Dois trabalhos do Grupo de Pesquisa em Tribologia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências dos Materiais, foram premiados no 6º World Tribology Congress (WTC 2017), que se realizou entre 17 e 22 de setembro, em Pequim, na China, com a finalidade “destacar os recentes avanços importantes em todos os aspectos da Tribologia e fortalecer os laços entre a academia e indústria”.

 

Segundo a professora María Cristina Moré Farias (na foto, a primeira da esquerda para a direita), coordenadora do Grupo de Pesquisa em Tribologia, o World Tribology Congress é um dos principais congressos internacionais em Tribologia (estudo de atrito, desgaste e lubrificação) do mundo e os prêmios recebidos pelos pesquisadores da UCS vêm atestar a qualidade  do programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais e a dedidação do seu corpo discente e docente. Coube a ela receber os dois prêmios Best Poster Award, pelos trabalhos desenvolvidos no âmbito dos projetos de Mestrado de Marcele Peruzo e de Francisco Lanferdini Serafini e de Doutorado de Aline Luísa Bandeira Dotta.

O trabalho de Francisco, que agora já está no Doutorado, Microstructure and tribological properties of 316L liquid phase sintered stainless stell with boron addition, tem como coautores Marcele Peruzzo (mestranda), Tanara Dariva Beux (mestranda), Aline Luísa Bandeira Dotta (doutora, egressa do PGMAT), Michell Felipe Cano Ordoñez (egresso do Mestrado em Materiais da UCS e doutorando pela USP) e María Cristina Moré Farias (professora e orientadora). O trabalho de Aline, que, segundo a coordenadora, despertou interesse em um pesquisador da NASA que participava do Congresso, intitulado Wear behavior of Al2O3-Nb composites manufactured by SPS tem como coautores Ana Júlia Tertuliano (doutoranda pela USP), Izabel Fernanda Machado (professora da USP) e María Cristina Moré Farias.

“É muito gratificante ver nosso trabalho ser reconhecido pelos maiores intelectuais da área. Isso nos orgulha e nos dá maior motivação para continuar, com a certeza de que estamos atingindo nosso objetivo” afirmou Marcele sobre a premiação. Já para Francisco, “é a verdadeira felicidade ser contemplado com esse prêmio em um congresso tão prestigiado. Nossa grupo de pesquisa está de parabéns e somos honrados em levar inovações científicas desenvolvidas na UCS ao mundo”. E, Aline acrescenta que, “além do privilégio de ver nossos trabalhos serem reconhecidos em nível mundial, em um congresso tão importante na área de tribologia, é gratificante poder contribuir para a geração de conhecimento no meio científico através de nossas pesquisas”.

Maria Cristina também destaca a “imensa honra” em representar o Brasil e, em especial, a comunidade de tribologistas brasileiros em um evento de tamanha magnitude e, assim como os demais pesquisadores, faz seu agradecimento aos órgãos financiadores de pesquisa (CAPES e FAPERGS),  às instituições parceiras – UCS e USP – que colaboraram para a realização do trabalho, e à empresa Fras-le, pelo auxílio financeiro que viabilizou a participação no evento.

Sobre os trabalhos
Maria Cristina explica que “materiais tribologicamente avançados são cada vez mais requisitados para uma infinidade de aplicações. Dentre elas, buscam-se materiais que, em determinados sistemas, possuam baixo coeficiente de atrito e taxa de desgaste, para, assim, diminuir o consumo de energia e a deterioração de componentes de maquinários”. Com isso em mente, Francisco estudou os efeitos na microestrutura, nas propriedades mecânicas e nas propriedades tribológicas da adição de boro em aço inoxidável austenítico, processados por metalurgia do pó. Verificou-se que o boro, durante a sinterização, cria fase líquida, a qual se solidifica no processo de resfriamento. Assim, há a formação de precipitados duros (boretos e carboboretos) nos contornos de grão, os quais aumentam significativamente a dureza do material e, consequentemente, diminuem a taxa de desgaste do material metálico. Assim, conforme se aumenta o teor de boro, obtêm-se materiais com melhores propriedades mecânicas e tribológicas. Esses materiais possuem, então, aplicações em sistemas com altas temperaturas e pressões e ambientes oxidativos e corrosivos. O grupo de pesquisa, em trabalho paralelo, também verificou o aumento da resistência à oxidação cíclica em elevadas temperaturas do material, devido à adição de boro. Os resultados do estudo foram recentemente foram aceitos para publicação no periódico Corrosion Science.

Por sua vez, Aline estudou o comportamento do desgaste em materiais compósitos cerâmicos Al2O3-Nb produzidos por spark plasma sintering (SPS). Em seus estudos, verificou-se que o nióbio favorece o aumento da tenacidade à fratura do compósito, o que acarreta no aumento da resistência ao desgaste. Maiores teores de nióbio melhoram as propriedades tribológicas, pois, por ser altamente dúctil, é capaz de absorver a energia de fratura e impedir que trincas – responsáveis pelo desgaste do material – se propaguem.  As aplicações desses materiais são vastas e despertam interesse da indústria aeroespacial, automotiva, entre outras.

Sobre o congresso
O World Tribology Congress é um dos maiores congressos internacionais de Tribologia do planeta. A cada quatro anos, o evento ocorre em uma cidade diferente, em qualquer país do mundo, e reúne os maiores nomes da área, os quais apresentam as inovações tecnológicas que estão desenvolvendo em seus centros de pesquisa. O WTC2017 Beijing (Pequim/China) teve mais de 800 apresentações orais e de 200 apresentações por pôsteres e reuniu aproximadamente 1500 cientistas e pesquisadores de 50 países. Além disso, os congressistas puderam assistir palestras de pesquisadores renomeados na área como Jacob Klein (Biotribologia, Lubrificantes Biológicos), Ali Erdemir (Engenharia de Superfícies, Nanotribologia, Lubrificantes), Hugh A. Spikes (Lubrificantes e Lubrificação) e Kenneth Holmberg (Engenharia de Superfícies, Lubrificação) e Qian Jane Wang. O próximo WTC acontecerá em Lyon, na França em data a ser definida.