História da Educação: docente da UCS apresenta tema inovador em eventos científicos na Itália.
Como parte das atividades do seu estágio pós-doutoral na Università degli Studi di Macerata e na Università degli Studi del Molise, que se realiza de janeiro a setembro deste ano, a professora Terciane Ângela Luchese, docente dos programas de Pós-Graduação em Educação e em História, participou, no mês de maio, de eventos científicos na Itália, onde apresentou para discussão um tema inovador para o campo da história da educação. Em seu estágio, Terciane teve a supervisão dos professores Roberto Sani, da Università degli Studi di Macerata, e do professor Alberto Barausse, da Università degli Studi del Molise.
Nos dias 2 e 3 de maio, em um encontro que reuniu a comunidade de historiadores da Educação de instituições da Espanha, Itália, Portugal e Brasil, Terciane falou sobre Materialità insolite e ignorate: una storia del libro scolastico prodotto in Brasile per le sue scuole italiane (Materialidades incomum e ignorada: uma história do livro escolar produzido no Brasil para suas escolas italianas). Com o tema Prospettive incrociate sul patrimonio storico educativo (Perspectivas cruzadas sobre o patrimônio histórico-educacional), e a organização do Centro di documentazione e ricerca sulla Storia delle Istituzioni Scolastiche, del libro scolastico e della letteratura per l’infanzia e pelo Museo della Scuola e dell’Educazione Popolare dell’Università degli Studi del Molise, o evento foi realizado na Biblioteca di Ateneo dell’Università degli Studi del Molise.
Terciane explica que o tema é inovador para o campo da História da Educação, “uma vez que, até recentemente, não tínhamos conhecimento de que tivesse sido produzido material escolar (livros) – escritos, impressos e vendidos – para as escolas italianas existentes no Brasil. Um achado histórico importante para entendermos a história da educação do Brasil e da Itália também”.
Na semana passada, Terciane fez a conferência de abertura do workshop La ricerca storico-educativa nelle Scuole di Dottorato in Italia: un confronto a più voce (A pesquisa histórico-educacional nas escolas de doutorado na Itália: um confronto em muitas vozes), na Università degli Studi di Roma Tre. A pesquisadora falou sobre os caminhos e itinerários da pesquisa na história da educação no Brasil: um olhar para as duas primeiras décadas do século XXI (Percorsi e itinerari della ricerca nella storia dell’educazione in Brasile: uno sguardo ai due primi decenni del del secolo XXI), apresentando um panorama da historiografia da História da Educação Brasileira, em especial no século XXI, suas tendências e percursos teórico-metodológicos. No encontro, estavam presentes estudantes de Doutorado e seus orientadores, todos vinculados aos estudos de História da Educação.
Foto: divulgação Università degli Studi del Molise
Compartilhar