Hospital Geral: 20 anos de compromisso com a saúde da comunidade da região.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/03/2018 | Editado em 20/03/2018

No dia 19 de março, o Hospital Geral de Caxias do Sul foi homenageado com o Prêmio Caxias do Sul em solenidade realizada no auditório do HG, com a participação dos vereadores Adiló Didomenico, Edson da Rosa, Flavio Cassina, Gustavo Toigo, Kiko Girardi, Paula Ioris, Paulo Perico, Renato Oliveira e Velocino Uez. A solenidade de entrega da premiação foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Alberto Meneguzzi.

Veja como foi

Hospital Geral, em Caxias do Sul, atende pelo SUS à população de 49 municípios da região.

O Hospital Geral de Caxias do Sul (HG) completa, na próxima segunda-feira, dia 19 de março, 20 anos de prestação de serviços de saúde à comunidade de Caxias do Sul e para mais 48 municípios da região. Presta atendimento 100% aos usuários do Sistema Único de Saúde e é referência em diversos serviços, como por exemplo: em procedimentos cirúrgicos, serviços de UTI, atendimento a gestantes de alto risco, captação e transplante de córneas, cirurgia bariátrica, entre tantos outros. Ainda oferece atendimento na área oncológica, através da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), com serviços de oncologia e hematologia adulto e pediátrico, cirurgia oncológica e radioterapia.

Em uma estrutura física de mais de 17 mil m² e uma equipe com cerca de 950 profissionais, o HG busca aperfeiçoamento constante dos processos e alto padrão de qualidade, visando à segurança e ao bem-estar de seus pacientes, o que lhe rendeu o nível III da Acreditação Hospitalar, certificado que comprova a excelência dos serviços de saúde.

Entre outros importantes certificados, o HG tem o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde, por promover práticas de incentivo e orientação para o aleitamento materno. Também é referência em processos de enfermagem para a Serra Gaúcha, certificado pelo COREN/RS, e reconhecido como Hospital de Ensino pelos Ministérios da Saúde e Educação.

Um dos fundamentos da Instituição é promover a integração do ensino e pesquisa a serviços médicos-hospitalares e, anualmente, mais de mil estudantes da Universidade de Caxias do Sul realizam atividades práticas de seus currículos nas dependências do Hospital. O HG também oferece estágios aos acadêmicos de diversos cursos, capacitações aos profissionais da saúde de toda a região, e ainda, possui 14 Programas de Residência Médica, formando cerca de 30 novos médicos especialistas por ano.

O primeiro bebê
A solenidade de inauguração do Hospital Geral, realizada em 27 de março de 1998, que ocorreu poucos dias após o início dos serviços, contou com a presença de Ivonete Terezinha Schmith e seu filho, Emerson Schmith Antunes, o primeiro bebê nascido no HG, em 19 de março daquele ano, com 4,150 quilos e 51 centímetros. Ela lembra de sua chegada ao Hospital, quase como uma celebridade, concedendo entrevistas e posando para fotos. Quanto ao nascimento de seu terceiro filho, ela recorda que foi muito rápido – cerca de três horas após a sua chegada já estava com o bebê em seu colo. E que encontrou uma equipe muito prestativa.

O primeiro aniversário de Emerson foi comemorado no Hospital Geral com a equipe profissional. Hoje, o “menino” de 20 anos planeja cursar Arquitetura e Urbanismo e ainda comemora a conexão que sua família tem com a instituição hospitalar, pois uma de suas irmãs é profissional do Serviço Social no HG.


Ivonete, o médico Breno Fauth de Araújo que a acompanhou durante o parto, e Emerson, o primeiro bebê que nasceu no HG.

Projecto Octo Polvo: uma iniciativa para humanizar o atendimente do paciente da UTI Neonatal.

Humanização
Uma das características da Instituição é o desenvolvimento de ações e projetos que visam à humanização do atendimento, além da atuação voluntária, o que possibilita olhar o paciente nas suas mais diversas necessidades. Entre os projetos desenvolvidos, pode-se destacar:

Banho de Ofurô (a técnica é desenvolvida com os bebês da UTI Neonatal);
Projecto Octo Polvo (inserção dos polvos de crochê na incubadora dos bebês da UTI Neonatal) (foto ao lado);
Visita dos Médicos do Sorriso (grupo de artistas/palhaços atuam em todo o Hospital);
Banco de Perucas (empréstimo de perucas e doações de lenços a pacientes da Oncologia);
Unidade de Conforto Sintomático (leitos equipados para o atendimento ao paciente oncológico paliativo);
S.O.S Amamentação – 0800-642-41-41 (canal de atendimento para orientações sobre amamentação – 24 horas por dia);
Sentimentos Descritos (espécie de diário entregue aos pacientes/familiares que  se encontram nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para a descrição dos progressos e sentimentos do período de internação);
Nadando com Sentimentos (os pacientes da psiquiatria infanto-juvenil são levados à piscina da UCS para a prática esportiva, lazer e socialização);
Posto do Cartório de Registros de Nascimentos e Óbitos (os registros podem ser feitos no posto que fica dentro do Hospital, oferecendo maior comodidade aos familiares).

Dados de 2017
No ano passado, o Hospital Geral registrou 11.918 internações; 22.837 atendimentos ambulatoriais; 1.830 partos; 6.663 cirurgias; 430.049 exames de análises clínicas; 59.410 de exames de imagem; 3.918 procedimentos hemodinâmicos; 13.577 sessões de hemodiálise; 21.281 atendimentos de oncologia adulto e pediátrico; e 18.232 atendimentos na radioterapia.

Comemoração
Para comemorar com os funcionários e a comunidade a passagem de seu aniversário, a direção do Hospital Geral promoverá a seguinte programação:
– 15 de março (quinta-feira) –  Programa Quinta Sinfônica, às 20h30min, no UCS Teatro;
– 19 de março (segunda-feira) – Outorga do Prêmio Caxias do Sul aos 20 anos do Hospital Geral pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, às 14 horas, no Auditório Censi Florense do Hospital Geral; e soltura de balões, às 15 horas, em frente à Recepção Central do Hospital Geral;
– 20 de março (terça-feira) –  Missa Comemorativa, às 16 horas, na Capela do Hospital Geral;
– 22 de março (quinta-feira) – I Encontro de Trabalho Voluntário – Multiplicando Solidariedade, às 13h30min, no Auditório Censi Florense (HG), com palestra com a presidente da ONG Parceiros Voluntários, Maria Elena Johannpeter; a diretora do Instituto Elisabetha Randon, Maurien Randon Barbosa e mesa-redonda com os voluntários do HG: Amigas de Peito e Alma, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Pastoral da Saúde e da área de Recreação Terapêutica (as inscrições são gratuitas e limitadas em: www.hgcs.com.br);
– 23 de março (sexta-feira) – Entrega da Homenagem Amigo Hospital Geral, às 15 horas, no Auditório Censi Florense.

Com informações e textos do Setor de Relações Públicas do Hospital Geral. Fotos: Claudia Velho e Elisângela Dewes