Congresso internacional promove a Cultura de Paz e Direitos Humanos

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 05/11/2025 | Editado em 05/11/2025

Evento, que iniciou nesta terça-feira, dia 4, contou com a palestra de João Cândido Portinari

Conferência de abertura com João Cândido Portinari

A Universidade de Caxias do Sul será o polo de reflexões sobre a importância da Cultura de Paz e Direitos Humanos até esta quarta-feira, dia 5 de novembro. O I Congresso de Paz e Direitos Humanos, que começou na terça, reúne pesquisadores do Brasil e do Exterior para pensar e produzir conhecimento sobre as temáticas. 

A conferência de abertura foi conduzida por João Cândido Portinari, filho do artista plástico Cândido Portinari (1903-1962). Com o tema “Cândido Portinari, os Direitos Humanos e o Sonho Universal pela Paz”, a palestra abordou a trajetória do artista que teve como ponto alto na carreira a produção dos painéis Guerra e Paz. As obras, instaladas em 1957, ocupam a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), na cidade de Nova Iorque.

Durante o discurso de abertura, o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, enalteceu que é fundamental refletir sobre a temática do congresso no ambiente acadêmico. “Produzir conhecimento sobre Direitos Humanos não é um tema fácil, mas não podemos nos furtar, como universidade, do debate de todos os assuntos que são relevantes para a humanidade. Da ciência da nanotecnologia até as relações humanas, tudo aquilo que envolve a profundidade da alma e a teologia”.

Nesta quarta, a programação conta com palestras sobre temas diversos. O painel A Universidade e a Construção da Cultura da Paz e Não Violência será coordenado pelas cátedras Sérgio Vieira de Mello e a Unitwin/Unesco em Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental. No UCS Teatro, ocorre a conferência Refugiados e Resistência: os rostos humanos da guerra e o dever da solidariedade internacional, apresentada pela professora e pesquisadora Svetlana Ruseishvili. A programação se encerra com a palestra Estratégias Político-pedagógicas para a Construção da Cultura de Paz e Não Violência, ministrada pela vice-presidente do International Peace Bureau, Alicia Cabezudo. 

Outro destaque do primeiro dia de Congresso foi o lançamento do Observatório de Direitos Humanos. Confira a programação completa no site do evento. 

Fotos: Bruno Zulian