II Mostra UCS.Tec – Acadêmicos apresentam soluções criadas para empresas.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/07/2017 | Editado em 06/07/2017

Projetos desenvolvidos pelos estudantes dos cursos UCS.Tec, na área de Gestão e Negócios, a partir de interação direta com o mercado, ocorre nesta quinta, às 19h30min, na Sala Florense do Bloco M.

Parte do trabalho consistiu em formulação de diagnóstico em interação direta com organizações.

O resultado de um semestre de aprendizagem ativa – unindo a absorção de conhecimento teórico com sua aplicação prática em estudos de casos reais, desenvolvendo soluções para empresas constituídas da região – será exibido nesta quinta, dia 6, na II Mostra do Projeto Temático UCS.Tec, promovida pela Área do Conhecimento de Ciências Sociais da Universidade de Caxias do Sul.

A ação se designa à apresentação dos produtos finais desenvolvidos pelas equipes formadas por 48 estudantes da disciplina Projeto Temático I, dos quatro cursos superiores de Tecnologia na área de Gestão e Negócios (Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Marketing). Com a participação dos acadêmicos, professores, empresários e dos mentores (profissionais do mercado que atuaram com os estudantes na construção das soluções para as empresas), a mostra ocorre na Sala Florense do Bloco M, no Campus-Sede, a partir das 19h30.

Aprendizagem ativa – De acordo com a professora da disciplina Projeto Temático e integrante da equipe de Qualificação de Projetos de Cursos de Graduação, Susana Elisabeth Neumann, a iniciativa desafia os estudantes para a resolução de problemas reais encontrados nas empresas, cuja solução implica conciliar teoria e prática. “O método, de aprendizagem ativa, constitui-se principal estratégia da formação na modalidade UCS.Tec, direcionando o estudante, desde o início do curso, a transformar a teoria em prática diretamente sobre questões relacionadas à vivência profissional, simultaneamente desenvolvendo competências e habilidades para a futura profissão”, destaca a professora.

“Em todo processo ocorre a análise teórica dos processos de uma organização, de seus pontos positivos e dos problemas reais enfrentados no mercado, e, depois, o desenvolvimento prático de soluções em todas as áreas de funcionamento organizacional”, explica Susana. “São casos reais, trabalhados em equipe, em que os alunos desenvolvem habilidades (de negociação, liderança, diagnóstico,…); atitudes (proatividade, ética, profissionalismo,…); e conhecimento (conteúdos de gestão)”, completa.

Como funciona – Na disciplina Projeto Temático I, disponível aos estudantes já no semestre de ingresso no curso, tudo começa com a entrevista com o responsável, seguida de uma visita, à organização a ser avaliada. A partir da coleta de informações, as equipes de alunos executam o diagnóstico interno da estrutura organizacional, nas áreas de administração, recursos humanos, comercial/vendas, marketing, finanças, produção/serviços e gestão ambiental, no qual são levantadas as forças e fraquezas da empresa.

De volta à sala de aula, com o acompanhamento e orientação de mentores – especialistas de mercado em áreas de gestão – os grupos fazem o planejamento de melhorias para as diferentes áreas, aprofundando-se em algumas delas. Deste foco vai resultar no produto final, a ser utilizado na empresa como solução do principal problema estudado. Para apresentação na mostra, o produto pode ter o formato de protótipo, maquete, banner, relatório, site, projeto, formulário, equipamento, software, manual, material didático, videodocumentário, entre outros.

Equipe – A disciplina contou com o apoio dos professores das demais seis disciplinas do módulo, Carina Niederauer, Cláudia Zamboni de Almeida, Claudia Sganzerla, João Vicente Godolphim, Magda Macedo Madalozzo e Maria de Fátima Fagherazzi, visando integrar as aprendizagens dos estudantes. Já a equipe de mentores foi composta pelo empresário Adriano Rech Broilo; pelo consultor em planejamento Hector Ricardo da Silva Alves; e pelos consultores do Sebrae Ademir Stein Kuhn, Gabriela Mathias Garin e Renan Rezende Leal. Como monitoras, atuaram as estudantes de Administração Sonaira Almeida Gasperin Razzera e Aline Loch da Rosa. A coordenação dos Cursos Superiores de Tecnologia é do professor Rodrigo Guerra.

Estudos de caso serão referências para o apontamento de soluções nas diferentes áreas de funcionamento de empresas.
Objetivos
Entre os objetivos da disciplina Projeto Temático I, estão:
– Identificar e delimitar situações-problema, sua abrangência e conteúdos envolvidos;
– Praticar o exercício da liderança, da negociação e da persuasão, com a resolução de conflitos;
– Desenvolver a capacidade de busca, de seleção e de organização de informações;
– Aprimorar a comunicação oral e a escrita;
– Potencializar a capacidade de planejamento de soluções de problemas, atuando em equipe;
– Ampliar e aprofundar o conhecimento relativo aos conteúdos da área de Gestão e Negócios.

Soluções de mercado

Na II Mostra do Projeto Temático UCS.Tec em Gestão e Negócios serão apresentados os seguintes projetos acadêmicos:

– Proposta de integração de colaboradores: estudo de caso na empresa Vinhedos Papéis
– Horário dos colaboradores no ambiente de trabalho: estudo de caso na Marcopolo S/A
– Proposta de desenvolvimento e capacitação: estudo de caso na Soldatech Serviços de Solda
– Planejamento de ações na área comercial: estudo de caso realizado na Ebios Tecnologia LTDA
– Sistema de informações gerenciais: uma proposta de integração dos colaboradores da Imobiliária Schiavenin
– Processos de logística e distribuição: estudo de caso do grupo Youtrading
– Planejamento de ações na área comercial: estudo de caso na empresa Lazzari
– Implementação de pós-venda: estudo de caso realizado na PPA Pagno Cia LTDA
– Ampliação de mercado: estudo de caso realizado na loja Lavrale.

O programa UCS.Tec
Os cursos superiores de Tecnologia integrantes do programa UCS.Tec foram estruturados visando à profissionalização do estudante para ingresso mais rápido no mercado de trabalho. Outra vantagem é a certificação a cada módulo cursado – ou seja, a comprovação de formação do conjunto de disciplinas do semestre, que pode ser apresentada imediatamente ao mercado.Com formato compacto e direcionados a áreas específicas de conhecimento – de Gestão e Negócios; Hospitalidade e Lazer; Ambiente e Saúde; e Controle e Processos Industriais –, os cursos UCS.Tec destacam-se pelos seguintes diferenciais:

– Curta duração: em média 2 anos
– Matrícula por módulos que correspondem a qualificações profissionais reconhecidas no mercado de trabalho, o que permite ao estudante um melhor planejamento e controle sobre as suas etapas de formação;
– Certificação intermediária, com a concessão de Certificado de Qualificação Profissional de Nível Tecnológico após a conclusão de módulo que corresponda à qualificação profissional específica;
– Estratégias ou métodos de aprendizagem ativa, que desafiam o estudante para a resolução de problemas e questões relacionadas à vivência profissional;
– Ambientes interativos de aprendizagem, com a presença de professores titulados e com experiência no mercado;
– Desenvolvimento de projetos, com a participação de mentores (empresários/executivos) de empresas parceiras, o que propicia contato direto com o mercado de trabalho, aplicando a teoria na prática desde o início da formação.
Validação do diploma para ingresso em cursos de Especialização/MBA, Mestrado e Doutorado.

Fotos: acervo UCS.Tec