IMHC assessora Prefeitura de Veranópolis na recuperação do acervo fotográfico de Elígio Parise.
O Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC) da Universidade de Caxias do Sul está auxiliando os funcionários da Prefeitura Municipal de Veranópolis no trabalho de recuperação e higienização do acervo fotográfico do fotógrafo veranense Elígio Parise, falecido em 2013, aos 82 anos. As atividades de recuperação e higienização do acervo começaram em setembro de 2016 e devem estar concluídas em agosto deste ano. Os funcionários da Prefeitura Municipal passaram por treinamento recebem apoio da equipe do IMHC-UCS na higienização dos negativos.
O acervo de Elígio Parise – as imagens mais antigas são do município de Alfredo Chaves, atual Veranópolis e remetem ao final do século XIX – tem mais de 600 mil negativos: destes, 178 em chapas de vidros e 1,2 mil em diapositivos (slides) e aproximadamente 13 mil fotos reveladas. O acervo foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Veranópolis, que pretende disponibilizá-lo à comunidade, por meio de exposições presenciais e na internet.
Um artigo sobre o fotógrafo Elígio Parise foi publicado, em 2012, na Revista Rosa dos Ventos 4, do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UCS, com o título “SEÇÃO MEMÓRIA: Elígio Parise: Arte, Comunicação e Referência Fotográfica. Breves notas sobre um fotógrafo e suas fotografias”, de Itamar Ferretto Comarú.
Compartilhar