IMHC participou de comitiva brasileira na Itália para assinatura de acordo de amizade.
Gemellagio foi firmado entre distrito caxiense de Galópolis e a cidade de Corbola, na Itália. Entre os intercâmbios propostos pela iniciativa, estão previstos cursos de restauro de documentos nos dois países.

A UCS esteve representada, a partir do Instituto Memória Histórica e Cultural – IMCH, na assinatura de um pacto de amizade entre o distrito caxiense de Galópolis e a cidade italiana de Corbola, na província de Rovido. O acordo de Gemellagio – cidades-irmãs – é firmado entre cidades de diferentes nações para facilitar o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural. A iniciativa visa ao desenvolvimento de laços entre comunidades semelhantes.
Durante um encontro institucional, Aldo Toniazzo e Angela Bertuol, em nome da UCS, presentearam o prefeito de Corbola, Michele Domeneghetti, com um exemplar do álbum UCS: 50 Anos de uma Universidade Comunitária. A viagem, realizada entre 24 de março a 5 de abril, possibilitou aos colaboradores da UCS conhecer o patrimônio turístico e cultural das cidades de Lusia, Veneza, Verona e Pádova, experiência que enriquecerá as atividades que desempenham no Instituto de Memória Histórica e Cultural e que poderão ser potencializadas com a realização de cursos de restauro de documentos na Itália, no Brasil e em Caxias do Sul, no âmbito dos acordos provenientes do Gemellagio.
fotos: Aldo Toniazzo
Compartilhar