IMHC-UCS se engaja na 16º Semana dos Museus com projeto destinado a escolas de Caxias do Sul.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 20/04/2018 | Editado em 11/05/2018

Semana Nacional dos Museus faz parte das comemorações do Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio.

De 14 a 20 de maio, os museus brasileiros irão desenvolver uma programação especial para comemorar o Dia Internacional dos Museus com a finalidade de aproximar o museu de seus diferentes públicos, com a realização de ações que divulguem seu papel social. Essas ações são responsáveis por um significativo aumento de público: durante a semana comemorativa, a média de visitantes dos museus participantes sobe aproximadamente 80%.

Confira a programação completa.

Neste ano, os museus de Caxias do Sul se unem para realizar uma ação em conjunto. A ideia é oportunizar e construir conjuntamente com as escolas das redes públicas e privadas de Caxias do Sul momentos de aproximação com as instituições culturais do município. Ao todo, 10 espaços, entre eles museus e institutos, promovem a conexão entre os patrimônios oficiais presentes nos museus e institutos, e os patrimônios pessoais, escolares e comunitários.

Na UCS
Como preparação para a Semana, o Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC/UCS) desenvolve uma ação com escolas dentro do projeto “Caxias do Sul: lugares de memória e conexões possíveis”. Elaborado em conjunto com instituições de memória da cidade, o projeto é endereçado a escolas municipais e estaduais. Ao todo, inscreveram-se 20 escolas, que terão seus projetos acompanhados pelas instituições envolvidas na programação da Semana.

O IMHC/UCS ficou responsável por atuar com a Escola Municipal Leonel Brizola e com a Escola Estadual Kalil Sehbe. Os trabalhos com os alunos tratam do registro de memória e escrita da história da escola ou da comunidade na qual ela está inserida.

Na quarta-feira, dia 18 de abril, a equipe do IMHC recebeu os estudantes da Escola Leonel Brizola, localizada no Campus-Sede da Universidade. “Como o projeto é criar um espaço que conte a história da escola, nós trabalhamos com os alunos como se realiza essa narrativa, utilizando como exemplo o trabalho da cronologia e levantamento documental para o encarte e o livro dos 50 anos da UCS”, explica o diretor do IMHC/UCS, professor Anthony Beux Tessari. Ele explica que serão realizadas visitas à escola entre abril e maio para acompanhar e assessorar o desenvolvimento do projeto. No dia 27 de abril, serão recebidos no IMHC/UCS  os estudantes da Escola Estadual Kalil Sehbe. Entre os dias 14 e 20 de maio, na Semana dos Museus, os alunos farão a apresentação dos trabalhos. O evento de encerramento do projeto em âmbito municipal está marcado para o dia 18 de maio.