Imigrantes italianos evangélicos são tema de palestra na Settimana della Lingua Italiana

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/10/2025 | Editado em 23/10/2025

Autor do livro Imigrantes Italianos Valdenses e os Inícios do Metodismo no Rio Grande do Sul (1887-1900), Vicente Dalla Chiesa abordou o tema na UCS 

Vicente falou da chegada dos imigrantes metodistas ao Rio Grande do Sul

Quando o Rio Grande do Sul celebra os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos, um episódio ainda é pouco conhecido do público:  a vinda de evangélicos ligados ao movimento valdense ao Estado em 1887. Esse episódio da colonização foi tema de palestra nesta quarta-feira, dia 22 de outubro, dentro da programação da Settimana della Lingua Italiana nel Mondo.

O pesquisador Vicente Dalla Chiesa, autor do livro Imigrantes Italianos Valdenses e os Inícios do Metodismo no Rio Grande do Sul (1887-1900), abordou a vinda de um pequeno grupo que professava essa religião. Inicialmente, pouco menos de 20 pessoas se estabeleceram na Serra Gaúcha. Comunidades maiores fixaram-se no Uruguai e Argentina. 

Chiesa ressalta a importância de entender que o movimento migratório italiano para o Rio Grande do Sul não era homogêneo. “Os valdenses metodistas foram, até pelo menos a primeira metade do século XX, a única denominação religiosa, além dos católicos, a angariar adeptos entre os italianos e seus descendentes. Ainda que nunca tenham sido numericamente relevantes, constituíam o único contraponto religioso à imensa maioria católica”, reflete.

O reitor da Universidade de Caxias do Sul, professor Gelson Leonardo Rech, enaltece a importância em debater mais um episódio relacionado com a imigração, uma vez que a Instituição está conectada historicamente com esse fenômeno. “A UCS oferece o curso de Talian, a Editora da Universidade já publicou 230 livros sobre essa temática e possuímos a certificação na língua italiana. Mantemos, ainda, 15 convênios internacionais com universidades da Itália, um deles há 51 anos com a Universidade de Padova”, detalha. 

Prestigiando a palestra, o cônsul honorário da Itália em Caxias do Sul, Gelson Castellan, exaltou a parceria do consulado com a UCS. “Este é o quarto ano que trabalhamos em parceria com a Universidade para organizar esse evento. O consulado mantém relação com todas as áreas da Instituição, o que resulta em diferentes eventos feitos em parceria com o governo italiano em Caxias do Sul”, explica. 

Settimana della Lingua Italiana nel Mondo 

A programação da Settimana se encerra nesta quinta-feira, dia 23, com uma oficina sobre óleo de oliva com a sommelier Maria Beatriz Panceri Dal Pont. As inscrições gratuitas podem ser realizadas neste link. A Settimana della Lingua Italiana nel Mondo é realizada pela Área do Conhecimento de Humanidades da UCS em parceria com o Consolato Generale D´Italia di Porto Alegre e o Consolato Onorario D´Italia em Caxias do Sul. 

Fotos: Bruno Zulian