Indispensáveis ao desenvolvimento, Pesquisa e Pós-Graduação são fortalecidas na UCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/08/2017 | Editado em 22/02/2024
Fórum reuniu representantes de mestrandos e doutorandos bolsistas da CAPES, Fapergs e CNPq.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação promoveu fórum com acadêmicos bolsistas destacando a contribuição dos cursos de Mestrado e Doutorado em todas as instâncias da Universidade, desde a graduação até a criação de soluções para o mercado, gerando inovação a partir da produção de conhecimento

“Queremos ser uma Universidade forte em pesquisa, sustentada no conhecimento”. A diretriz da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, apresentada pela pró-reitora Nilda Stecanela, permeou a realização do primeiro Fórum de Bolsistas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Caxias do Sul. A política foi anunciada também na cerimônia de posse dos novos coordenadores, no dia 28 de julho.

O encontro, no mês de julho, no Salão de Atos da Reitoria, reuniu os pós-graduandos que representam os 16 cursos de Mestrado e 8 cursos de Doutorado beneficiados com bolsas concedidas pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação vinculada ao Ministério da Educação, por meio do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup), além de bolsistas Fapergs e CNPq, entre outros. “Trata-se de um espaço de discussão, proposição e reflexão, para que os pós-graduandos se vejam como parte do Sistema de Pesquisa e Pós-Graduação UCS, integrando-se entre si e podendo reverberar nosso lema”, define a pró-reitora, sobre a iniciativa.

Identidade coletiva – Segundo Nilda, a reunião dos diferentes grupos de pesquisadores, ao contribuir com o engajamento da comunidade acadêmica, fortalece o posicionamento da UCS naquilo que ela tem como absolutamente diferencial enquanto Instituição de Ensino Superior: a pesquisa avançada e a formação de mestres e doutores que vão atuar no ensino, em empresas, entidades e demais organizações. “Que o percurso pessoal se faça na identidade coletiva. E que o conhecimento que vocês estão produzindo aqui ganhe movimento na divulgação e no alcance de seus resultados”, destacou a pró-reitora aos participantes.

A instituição do fórum, que também contemplou professores e funcionários da UCS com apoio à formação em nível de Mestrado e Doutorado, concretiza os objetivos do Planejamento Estratégico da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – em síntese: o fortalecimento do posicionamento da UCS no contexto do Ensino Superior; a diferenciação e a inovação para a sustentabilidade institucional; e a formação avançada para a atração e retenção de talentos docentes, discentes e funcionários.

Pró-reitora Nilda Stecanela: “Queremos ser uma Universidade forte em pesquisa, sustentada no conhecimento”.

Resultados na formação profissional e no desenvolvimento regional

A equipe da pró-reitoria também apresentou aos mestrandos e doutorandos bolsistas a estrutura dos sistemas de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS. Atualmente são 748 alunos em 24 cursos, sendo que aproximadamente 50% dos estudantes contam com algum benefício, da própria Universidade ou dos órgãos de apoio à pesquisa.

Utilizando como referência os cerca de 300 projetos de pesquisa que recebem estudantes de graduação como bolsistas de iniciação científica, a pró-reitora enfatizou o reflexo – e, portanto, a importância – da Pesquisa Avançada no nível inicial de Ensino Superior.  A Pós-Graduação Stricto Sensu não está isolada, pois ela contribui também para a valorização da Graduação”, considerou Nilda.

Avanço à 4ª geração – No entendimento da pró-reitora, “com a verticalização da pesquisa desde a Graduação, transpassando a Pós-Graduação e chegando à comunidade em forma de inovação”, a UCS se aproxima do que seria uma quarta geração de Pesquisa e Pós-Graduação em sua história. Isso se caracteriza, além da manutenção da pesquisa livre, financiada pelo Estado, pela comercialização do conhecimento produzido por meio da prestação de serviços e criação de soluções inovadoras para o poder público e o setor empresarial – o que estabelece a atuação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS).

“Para sermos uma Universidade forte em pesquisa sustentada no conhecimento, temos que desenvolver as competências da UCS do futuro. Assim, ensino, pesquisa e extensão devem andar juntas. Essa sinergia, transversalizada pela inovação, alcança desde o desenvolvimento das competências investigativas dos alunos de Graduação até o impacto social da Pós-Graduação, colaborando com o desenvolvimento competitivo da região”, sintetizou a gestora.

Reitor Evaldo Kuiava revelou possível abertura de novos cursos em 2018.

Reitor confirma política de expansão da pós-graduação

“Só fiz mestrado e doutorado porque consegui bolsa”. Fazendo uso dessa confidência aos estudantes, na abertura do Fórum de Bolsistas da Pós-Graduação Stricto Sensu, o reitor Evaldo Kuiava enfatizou a importância da concessão de incentivo à educação continuada, bem como a política da reitoria de investir na Pós-Graduação.

“Temos a expectativa de elevação dos conceitos de nossos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, possibilitando o encaminhamento de mais cursos de Doutorado”, revelou Kuiava. “Se tivéssemos interesse meramente financeiro, com poucos programas atenderíamos os requisitos para ser uma Universidade (o MEC exige o mínimo dois programas/cursos de doutorado e quatro de mestrado). Mas mantemos 18 programas, com 24 cursos, e queremos aumentar esse número”, completou.

O reitor ressaltou que tal decisão volta-se para as necessidades dos estudantes e do mercado de trabalho. “Quem quiser agregar valor ao seu projeto de vida vai procurar um curso de pós-graduação; e a empresa que não tem pesquisador, não consegue inovar. Por isso, produzir novos conhecimentos é se preparar para o futuro”, frisou.

Referindo-se à recente ida de 15 pesquisadores para o Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a presença de mestres e doutores formados na UCS em instituições federais, Kuiava exaltou a qualidade da Pesquisa e Pós-Graduação da UCS: “Nós não ficamos atrás de ninguém. Podem ter certeza de que vocês conquistarão um título de Mestrado ou de Doutorado em uma grande Universidade”.

Acadêmicos almejam representatividade

O Fórum também resultou na definição, por parte dos alunos, da criação de uma instância representativa dos discentes da Pós-Graduação Stricto Sensu, dentro da Universidade e para participar dos eventos e debates da Associação Nacional de Pós-Graduação. O tema será estruturado em um encontro entre  a pró-reitoria e os acadêmicos representantes das turmas, marcado para 30 de agosto. Além disso, os pós-graduandos colocaram-se à disposição para auxiliar no desenvolvimento de estratégias e estruturação de ações de propagação dos programas de Pós-Graduação da UCS, como oficinas, workshops, palestras, entre outras promoções acadêmicas e comunitárias.

Programas de Pesquisa e Pós-Graduação – Julho 2017

Total de alunos regulares matriculados
Doutorado – 175
Mestrado – 573
Total –  748
Bolsas CAPES/Prosup
Doutorado –  40
Mestrado –  39
Total –  79
Taxas CAPES/Prosup
Doutorado – 57
Mestrado – 71
Total –  128
Total de bolsistas e taxistas
CAPES –  207
Outras bolsas – 13

Fotos: Claudia Velho