INEP anuncia mudanças no ENEM 2020.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 24/04/2020 | Editado em 27/04/2020

Exame Nacional do Ensino Médio será adaptado devido às consequências da crise do coronavírus.

No último dia 22 (quarta-feira), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou alterações na realização do Exame Nacional do Ensino Médio a ser realizado em 2020. Uma das novidades desta edição, a versão digital da prova, já sofreu alterações: prevista para ocorrer nos dias 11 e 18 de outubro, foi adiada para os dias 22 e 29 de novembro.

A versão digital, inovação da edição deste ano, estará disponível apenas para as capitais com número limitado de inscrições. A aplicação da prova impressa, por sua vez, permanece prevista para 1º e 8 de novembro em todas as cidades do país.

A outra mudança importante que precisa ser ressaltada diz respeito ao prazo de solicitação para a isenção da taxa de inscrição, que foi prorrogado até o dia 2 de maio. Os estudantes que possuem os critérios especificados para solicitar a isenção de taxa receberão o benefício de forma automática, mesmo não realizando o pedido formal.

Terão garantia da isenção na inscrição do ENEM os alunos que:
– cursam a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
– cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de terem renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio.
– estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de terem renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Foto: Diego Javier