Inscrições abertas: congresso internacional aborda proteção psicossocial, saúde mental e práticas sociais
Evento propõe compartilhamento de conhecimentos interprofissionais voltados à compreensão e a intervenções para a preservação da saúde mental em diferentes contextos. Realização ocorre em parceria entre os Programas de Mestrado Profissional de Psicologia da Universidade de Caxias do Sul e da Universidade de Santa Cruz do Sul.
As inscrições estão abertas para a submissão de trabalhos e a participação na primeira edição do Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais em Psicologia do RS: Riscos e Proteção Psicossocial, Saúde e Trabalho; Saúde Mental e Práticas Sociais, que será realizado nos dias 19 e 20 de novembro. O evento é promovido em parceria entre a Universidade de Caxias do Sul, por meio do curso de Psicologia, do Núcleo de Pesquisa Intervenções da Psicologia e do Mestrado Profissional em Psicologia, e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A proposta é compartilhar pesquisas, experiências, intervenções e a produção de conhecimentos interprofissionais que ampliem a identificação e as formas de intervenção em fatores que se constituem como riscos psicossociais, e que fortaleçam a preservação da saúde integral humana. “As transições demográficas, sociais e epidemiológicas vivenciadas na contemporaneidade têm alterado, de modo disruptivo, as interfaces entre saúde e trabalho, cujas influências são facilmente reconhecíveis em diferentes instâncias e ambientes. Dessa relação derivam novos riscos psicossociais e se amplia a necessidade de reconhecer e fortalecer os fatores de proteção psicossociais, existentes em diferentes contextos, para promover a saúde e evitar o adoecimento”, detalha a descrição do evento.
Os trabalhos submetidos ao Congresso poderão contemplar temáticas como atuação e formação em Psicologia e áreas afins; comportamento humano no trabalho e nas organizações; fenômenos psicossociais relacionados à longevidade, gênero e violência; interfaces entre saúde, trabalho, educação e assistência; mudanças culturais e sociedade de riscos psicossociais; políticas públicas; trabalho, família e sociedade, entre outros.
As atividades serão transmitidas virtualmente. Mais informações e inscrições a partir do site do evento.