Instituto de Saneamento Ambiental inicia estudo de trecho do Rio Caí.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/10/2018 | Editado em 08/10/2018

O Instituto de Saneamento Ambiental – ISAM/UCS desenvolve em São Sebastião do Caí um estudo detalhado para avaliar a configuração de parte do Rio Caí, com foco na hidrossedimentologia. Os pesquisadores realizam uma análise estrutural do corpo hídrico e também a caracterização ambiental do trecho.

Ligado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais, o projeto tem duração de seis meses e será realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade de Caxias do Sul e a Prefeitura de São Sebastião do Caí. O trabalho envolve diversas atividades, entre elas, os estudos topobatimétrico, granulométrico e sedimentológico do rio, da qualidade da água e do uso e ocupação do solo às margens do leito.

O Instituto já realizou os estudos preliminares e de reconhecimento da área com a colaboração do 5° Batalhão de Bombeiros Militar – Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul (fotos). Conforme acordo de cooperação firmado com o regimento, os bombeiros vão auxiliar os pesquisadores nas atividades de campo, garantindo suporte e segurança às operações, explica a diretora do ISAM/UCS, professora Vania Elisabete Schneider.

Para as medições de descarga líquida (vazão) e sólida (sedimentos) do corpo hídrico, será utilizado o ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler), equipamento com tecnologia avançada, adquirido com recursos da SDECT que permite, entre outras funções, fazer a batimetria – perfil de profundidade.

Parte das coletas extraídas em São Sebastião do Caí serão realizadas na própria região, por meio do Instituto de Materiais Cerâmicos (IMC/UCS) que atuará conjuntamente com o ISAM na realização das análises sedimentológicas.