Internacionalização: programas English Specialist e English Teaching Assistants impulsionam aprendizados na língua inglesa.
Iniciativas trouxeram à UCS especialista na escrita acadêmica em língua inglesa e assistentes de ensino no idioma, para compartilhar conhecimentos com alunos e professores.
Contemplada pelo programa English Specialist, do Consulado Norte-Americano em Porto Alegre, a UCS recebeu no Campus-Sede, de 28 de outubro a 1º de novembro, a especialista em escrita acadêmica em língua inglesa Kelly Zirker. A profissional conduziu um cronograma de atividades em apoio ao desenvolvimento profissional da equipe do UCS Writing Center – centro de suporte à escrita acadêmica em língua inglesa – e à formação de novos orientadores, compartilhando práticas de ensino no idioma, principalmente no que se refere à escrita.

Participaram do curso intensivo, que também auxiliou na elaboração de novas atividades a serem realizadas, a equipe do Writing Center e as coordenadoras dos projetos relacionados, as professoras Maria Valésia Silva da Silva e Sabrina Bonqueves Fadanelli. Ainda foram promovidas ações para estudantes e docentes do curso de Letras. Kelly considerou o período repleto de experiências enriquecedoras, com a discussão de tópicos como a incorporação do pensamento crítico no ensino; a melhoria de habilidades em escrita; e como projetar e compreender tarefas escritas.
“Tive o prazer de compartilhar algumas de minhas experiências como professora de inglês e redatora de livros didáticos, além de aprender sobre os desafios e êxitos de estudantes e professores da UCS”, afirmou, impressionada com a qualidade e perseverança dos estudantes da Universidade.
A parceria da UCS com o Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre e o Departamento de Estado Norte-Americano tem resultado em diferentes iniciativas que propõem a internacionalização da Universidade, apoiando a comunidade acadêmica no aprendizado e aplicação da língua inglesa para a produção de conhecimento. São exemplos o UCS Writing Center, inaugurado no mês de junho, e o recém-inaugurado Education USA, em suporte à comunidade com informações sobre o Ensino Superior nos Estados Unidos. Para o próximo ano, já está programada a chegada de uma mestre de ensino em Língua Inglesa pelo programa English Language Fellow, para promover várias atividades de formação.
English Teaching Assistants (ETAs)
Neste mês de novembro, despediram-se da Universidade as intercambistas norte-americanas que desempenharam atividades pelo programa English Teaching Assistants (ETA) Jacqueline Nicole King (de Newark, Delaware, graduada em Neurociência e aprovada para cursar Medicina em seu retorno); Jessica Parker (de Bethesda, Maryland, graduada em Geografia); Lea Janine Love-Moore (de Stoneham, Massachusetts, formada em Letras Inglês-Espanhol); e Michelle Stephanie Carreño (de Oceanside, New York, graduada em Relações Internacionais). Na UCS desde o mês de fevereiro, elas atuaram como assistentes de ensino de inglês e embaixadoras culturais e linguísticas de seu país. O grupo participou do Writing Center oferecendo suporte relacionado à escrita acadêmica para alunos e professores, compartilhou ensinamentos sobre idioma e cultura norte-americanos no programa de atividades de conversação intitulado English and Chill, e ainda auxiliou nas aulas de língua inglesa dos cursos de Letras e de Comércio Internacional.
O projeto para a participação no programa – que resulta de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil – Comissão Fulbright –, foi submetido novamente, a fim de que a Universidade possa receber mais ETAs entre 2020 e 2022. Confira matéria sobre primeira edição, que se iniciou na UCS em fevereiro de 2018.
Foto: Claudia Velho
Compartilhar