Internacionalização: UCS e Athlone Institute of Technology fazem acordo de cooperação.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/07/2019 | Editado em 28/07/2023
Em pé: Mary Simpson, diretora de Relações Internacionais da AIT; Marina Bandeira, doutoranda do PPGMAT/UCS; e Declan Devine, diretor do Instituto de Pesquisa em Materiais da AIT. Sentados: Niall Seery, vice-presidente Acadêmico da AIT e a professora Janaina S. Crespo, coordenadora do PPGMAT.

No dia 22 de julho, foi formalizado o acordo de cooperação didática, científica e cultural entre o Athlone Institute of Technology (AIT), da Irlanda, e a Fundação Universidade de Caxias do Sul. O documento foi assinado pelo reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, e pelo vice-presidente da AIT, professor Dr. Niall Seery, representando o presidente da Instituição.

A professora Janaína S. Crespo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PPGMAT), esteve  no Athlone Institute of Technology (AIT) durante esta semana para a formalização do acordo, como representante da FUCS.  Além de acompanhar a oficialização do convênio, a missão da pesquisadora teve como objetivo ampliar o processo de internacionalização do Programa que coordena e promover uma capacitação docente.

Com o acordo entre a FUCS e o Athlone Institute of Technology (AIT), conhecido como um dos melhores institutos de tecnologia do país, ampliam-se as possibilidades de intercâmbio de professores e estudantes de graduação e pós-graduação da UCS, a partir da realização de estudos e atividades de pesquisa. O acordo possibilita ainda a orientação de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado em cotutela, permitindo a obtenção de duplo-diploma.

Marina Bandeira, doutoranda em Engenharia e Ciência dos Materiais pela UCS, participou da reunião de assinatura do convênio, juntamente com a professora Janaína S.Crespo, que assinou na condição de testemunha do acordo. Marina realiza doutorado sanduíche na AIT com  bolsa de estudos da CAPES desde novembro 2018. Com a assinatura do acordo entre as duas instituições, Marina poderá realizar seu doutoramento em cotutela, o que possibilitará a emissão de diploma pelas duas instituições: UCS e AIT.