ISAM entrega Plano Diretor da Bacia de Captação de Água à Prefeitura de Vacaria.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 05/07/2018 | Editado em 05/07/2018

O Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (ISAM/UCS), por meio de sua equipe técnica, foi responsável pela elaboração do Plano Diretor da Bacia de Captação de Água Bruta do Município de Vacaria – Arroio da Chácara.

O trabalho volta-se à única fonte de abastecimento de água na zona urbana de Vacaria, cuja área apresenta alta fragilidade devido à ocupação urbana, industrial e agrícola, além da presença de duas rodovias federais e uma ferrovia. O contexto torna o local suscetível a impactos ambientais diversos que podem comprometer a qualidade e a quantidade de água oferecida à comunidade, bem como a manutenção das atividades econômicas que dela dependem.

O conteúdo do Plano – uma demanda do Ministério Público, do Conselho Pró-Segurança de Vacaria (CONSEPRO) e do Poder Público Municipal – inclui o diagnóstico da área, prognóstico (com matriz de risco e avaliação de fragilidades), o zoneamento ambiental e a proposição de programas, projetos e ações a serem realizadas na área da bacia de captação em curto, médio e longo prazo. Foi avaliada, também, a legislação aplicada à área e houve a proposição de alterações necessárias devido a características de usos e ocupações atuais.

O documento completo pode ser acessado no Portal do Cidadão da Prefeitura Municipal de Vacaria.

Vice-prefeito de Vacaria, Renato Rech; diretor do CAMVA, Paulo Gilberto dos Santos Silva;  e a diretora do ISAM/UCS, Vania Elisabete Schneider.

A entrega oficial do documento pelo ISAM, representado por sua diretora, a professora Vania Elisabete Schneider, ocorreu no dia 20 de junho, na sede do Ministério Público em Vacaria, em evento que contou com a participação do diretor do Campus Universitário de Vacaria (CAMVA), professor Paulo Gilberto dos Santos Silva.

Desenvolvimento
O Plano Diretor da Bacia de Captação de Água Bruta de Vacaria – Arroio da Chácara foi elaborado ao longo de 14 meses, a partir de trabalhos de campo, reuniões técnicas e audiências públicas. A fim de oferecer qualificação para a efetivação das ações propostas no Plano, a equipe do ISAM/UCS promoveu, ainda, um curso de capacitação para gestores, professores e proprietários de áreas localizadas na bacia de captação.

Elaborado conforme a legislação vigente, com a utilização de metodologias consolidadas e a participação da comunidade, o Plano poderá ser utilizado pelos órgãos públicos como instrumento de apoio à gestão e ao planejamento, amparando a proposição de instrumentos legais que visem à preservação e conservação da área.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Vacaria