ISAM realiza, em Vacaria, seminário sobre planejamento territorial e recursos hídricos.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/12/2018 | Editado em 05/12/2018

O Instituto de Saneamento Ambiental da UCS realiza nesta quinta-feira, 6 de dezembro, às 14h, no auditório do Campus Universitário de Vacaria, o seminário Planejamento Territorial e Gestão de Recursos Hídricos na Região dos Campos de Cima da Serra. Com entrada gratuita (inscreva-se aqui), o evento socializará os resultados do projeto Sustentabilidade e Vulnerabilidade dos Recursos Hídricos na Produção de Frutigranjeiros na Região do Corede Campos de Cima da Serra, iniciado em 2015, pelo ISAM, com financiamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SDECT/RS). Apoiam a atividade os Comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas: Taquari-Antas, Caí e Apuaê-Inhandava, o Corede Campos de Cima da Serra e a Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra – RS (Amucser).

Projeto
Coordenada pela professora Vania Elisabete Schneider, diretora do ISAM, a pesquisa analisou a sustentabilidade e a vulnerabilidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos na região dos Campos de Cima da Serra e os impactos decorrentes de seu uso nos sistemas produtivos da região. Entre as metas do projeto, que refletem os resultados alcançados, estão: o mapeamento da quantidade e tipologia dos agrotóxicos utilizados no cultivo da maçã na região dos Campos de Cima da Serra; o desenvolvimento de duas metodologias analíticas para agrotóxicos em solo, água superficial e subterrânea; coleta e análise da qualidade da água em 30 propriedades rurais da região; coleta e análise de fontes de água superficial e subterrânea, destinadas ao abastecimento urbano, referente à contaminação dos agroquímicos utilizados na produção agrícola; elaboração do mapa de zoneamento edafoclimático; e realização de dois seminários relativos às temáticas.

A programação do Seminário inclui os seguintes painéis:
– 14h10min – A Gestão de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no Contexto dos Campos de Cima da Serra, com o engenheiro Paulo Paim, da Prefeitura de Canoas, que abordará gestão de recursos hídricos e planejamento territorial.
– 15h40min – Pesquisa e Desenvolvimento nos Campos de Cima da Serra, com as palestrantes Vania Elisabete Schneider, diretora do ISAM-UCS, e Nilva Lúcia Rech Stedile, professora da UCS, que tratarão sobre contaminação da água por agrotóxicos, saúde e saneamento X uso e ocupação do solo nos Campos de Cima da Serra, e agrotóxicos e saúde do agricultor.
– 17h10min – Vulnerabilidades e Potencialidades dos Campos de Cima da Serra, com o representante da Embrapa Uva e Vinho Luciano Gebler e a professora da UCS Valdirene Camatti Sartori, que debaterão o uso racional de agroquímicos e produção orgânica nos Campos de Cima da Serra.
– 18h40min – Situação Ambiental dos Campos de Cima da Serra, com o engenheiro da FEPAM Cristiano Horbach Prass e a engenheira do ISAM-UCS Geise Macedo dos Santos, que tratarão sobre o licenciamento ambiental de atividades agrossilvipastoris no contexto da Lei Mata Atlântica.