Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul certifica empresas por processo de qualificação.
Ano totaliza quatro empreendimentos que passaram pelo processo de incubação atendendo aos critérios nacionais de qualidade de gestão, processos e tecnologia do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne/Anprotec).
Mais duas empresas receberam a certificação ‘Empresa graduada no modelo Cerne/Anprotec’ expedido pela Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul (ITEC-UCS), um dos ambientes de inovação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS, o TecnoUCS.

Com isso, o primeiro ano de vigência da normativa, conferida à Incubadora em dezembro de 2018, fecha com quatro empresas certificadas por terem cumprido integralmente o programa de qualidade. A entrega para os sócios da Manp Tecnologia e da Premium Tecnologia foi procedida pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Gimenez, e pelo gestor da ITEC-UCS, Romeu Bertuol. Antes, foram certificadas as empresas Lenzi Engenharia e Pizzetta Soluções em Engenharia.
O modelo Cerne se refere ao padrão de qualidade do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, iniciativa da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A avaliação das empresas é feita sobre cinco eixos: Empreendedor, Tecnologia, Capital, Mercado e Gestão, havendo condições específicas de qualificação a serem alcançadas em cada um.

Após um período de cumprimento dos critérios da Norma, o que incluiu o acompanhamento das quatro empresas certificadas ao longo de 2018, a ITEC-UCS recebeu a condição de certificada Cerne em dezembro de 2018, pelo qual é atestada sua capacidade de prospectar e selecionar boas ideias, transformando-as em negócios inovadores bem-sucedidos, sistemática e repetidamente. Menos de 10% das incubadoras nacionais (de um total de 370) possuem a distinção. “Atuar dentro dessa norma e ser certificada fortalece ainda mais a Universidade de Caxias do Sul como uma das principais instituições inovadoras e empreendedoras do país”, define Bertuol.
A ITEC-UCS
A Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul destina-se ao apoio, formação e consolidação de micros e pequenas empresas tecnologicamente inovadoras, visando ao desenvolvimento econômico e social. O espaço recebe os novos empreendimentos por até dois anos, oferecendo suporte em capacitação gerencial, captação de financiamento, inserção no mercado, serviços e infraestrutura.
Desde sua criação, em 1999, contribuiu para a inserção de mais de 60 empresas no mercado (que hoje respondem por um faturamento ao redor de R$ 60 milhões/ano), contribuindo para a criação de mais de 300 empregos diretos e cerca de 100 indiretos. Esses resultados ilustram a taxa de sobrevivência superior a 90% – acima da média nacional – das empresas incubadas na ITEC-UCS cinco anos após a criação dos empreendimentos.