Les Doctoriales: doutoranda em Letras integra equipe vencedora do Desafio 24h Innov.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 27/11/2018 | Editado em 31/07/2023

A estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras, Samanta Kélly Menoncin Pierozan, voltou do seminário de imersão Les Doctoriales Rio Grande do Sul com uma conquista: foi uma das integrantes do grupo vencedor do Desafio 24h Innov. É a terceira vez – em três edições realizadas – em que a UCS esteve representada entre os vencedores da proposta. Ainda, a equipe que conquistou a segunda colocação teve a participação da doutoranda em Turismo e Hospitalidade Marcela Ferreira Marinho, e a doutoranda em Administração Priscila Bresolin Tisott trabalhou com o grupo que conquistou a terceira posição no evento.

Realizada nos dias 22 e 23 de novembro, a terceira edição do Les Doctoriales reuniu 105 doutorandos selecionados entre 13 instituições de ensino superior gaúchas e uma francesa – divididos em equipes formadas por competências transversais e multidisciplinares para a aplicação de seus conhecimentos direcionada ao contexto profissional e mercadológico, conforme explica Samanta. “É a concretização do aparato intelectual dos indivíduos estudantes”, define.

A atividade incluiu o auxílio de consultores, como um coach especialista em estratégias de negócios, e dinâmicas para a apresentação de cada sujeito em sua individualidade e coletividade, incluindo projetos de pesquisa, interesses e habilidades. A equipe da doutoranda, composta por estudantes da Unisinos, PUC-RS, Ulbra, Univates, UFRGS, UPF e UFSM, de diferentes áreas do conhecimento, intitulou-se grupo 8 – Infinity. Do lançamento do desafio, às 16h do dia 22 de novembro, até as 24 horas seguintes, o trabalho foi intenso. “Decidimos inovar totalmente, criar um projeto do zero, sem priorizar pesquisas ou conhecimentos específicos dos membros do grupo. Pensamos muito, em conjunto, em necessidades sociais do atual contexto, unimos nossos esforços, dinamismo, criatividade e competências e desenvolvemos uma ideia de negócio atendendo às especificações sugeridas pela organização”, explica, citando entre as propostas projeto e design; propriedade intelectual; finanças; gestão/organização; e comercial/marketing. O trabalho contemplou descrição, mercado alvo, plano de ação, e foi apresentado às demais equipes e a uma banca de jurados, que incluiu empresários de grandes negócios.

Samanta (primeira fila à esquerda) com os colegas de equipe.

“Nosso projeto foi eleito o melhor de todos, nossa equipe mostrou-se resiliente frente à pressão do tempo, do desconhecido e do cansaço”. O prêmio, contou Samanta, é ter a ideia da equipe incubada pelo ecossistema de inovação, empreendedorismo e tecnologia Fábrica do Futuro POA, que atua com enfoque no desenvolvimento de startups e scaleups envolvendo cultura, arte e tecnologia.

Também representando a UCS, integrou a equipe que conquistou o segundo lugar no Les Doctoriales 2018 a doutoranda em Turismo e Hospitalidade Marcela Ferreira Marinho, e a equipe que conquistou a terceira colocação a doutoranda em Administração Priscila Bresolin Tisott.

Les Doctoriales
No Rio Grande do Sul, o evento é coordenado pela Associação Les Doctoriales e realizado pela Aliança Francesa – Porto Alegre em uma parceria do Consulado Geral da França em São Paulo com as universidades gaúchas e o ecossistema de inovação e tecnologia Fábrica do Futuro. A edição 2018 é a terceira no RS, sendo que as duas últimas ocorreram em Bento Gonçalves. Em 2015, o coordenador do curso de graduação em Turismo da UCS, Michel Bregolin, integrou a equipe que conquistou a primeira colocação. No ano anterior, representando a UCS, participaram do grupo vencedor o professor Mateus Panizzon, na época doutorando em Administração e Caroline Luvison, na época doutoranda em Engenharia e Ciência dos Materiais.

Oito estudantes de pós-graduação da UCS participaram desta edição dos Les Doctoriales:
Letícia Osório da Rosa e Marilda Chiarello, doutorandas em Biotecnologia.
Cassiane Chais e Priscila Bresolin Tisott, doutorandas em Administração.
Mateus Vitor Tadioto e Marcela Ferreira Marinho, doutorandos em Turismo e Hospitalidade.
Samanta Kélly Menoncin Pierozan, doutoranda em Letras.
Camila Taliotto Scarton, doutoranda em Engenharia e Ciência dos Materiais.

Fotos: Divulgação