Livro histórico sobre município de Protásio Alves tem lançamento na UCS
Pesquisa que retrata as origens da localidade e seu processo de emancipação política foi realizada pelo Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS. Ato no gabinete da reitoria substituiu evento previsto para celebrar publicação da obra que evidencia a história local pela voz dos moradores.
O livro Um Olhar para as Origens: História do Município de Protásio Alves, resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS (IMHC) para a prefeitura da cidade, teve seu lançamento nesta quinta-feira, 10 de dezembro, no gabinete da Reitoria da Universidade de Caxias do Sul.
O estudo registra as origens da localidade, seu processo de emancipação política, concretizada em 1988, e a voz dos moradores, com depoimentos que evidenciam memórias sobre as ocupações indígena e portuguesa, a presença de escravos, a imigração italiana, infância, trabalho, escola e lazer, conhecimentos populares e religiosidade. Ainda são contemplados capelas, capitéis, cemitérios e os principais patrimônios e símbolos municipais.
A entrega oficial da obra ao reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, foi feita pelo prefeito de Protásio Alves, José Spanhol, e pela primeira-dama Vania Dall’Agnol Spanhol, que coordenou a comissão criada pelo município para auxiliar na pesquisa, junto aos autores do livro, professores Anthony Beux Tessari, diretor do IMHC, e Eliane Gasparini Xerri, docente do curso de graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em História da UCS (PPGHis). Também participaram do ato a diretora do Campus Universitário de Nova Prata, professora Rosecler Maschio Gilioli, e a analista Lauana Silva Cardoso Blanco.
{Saiba mais sobre a obra nesta matéria}
Fotos: Marina Daniel e Lauana Blanco