MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior conclui a sua terceira edição.
Teve início na manhã de ontem, dia 9 de agosto, na Universidade de Caxias do Sul, a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da terceira edição do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior, promovido em parceria com o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG. Até amanhã, sexta-feira, 28 gestores – que iniciaram o MBA em agosto de 2015 – irão apresentar seus trabalhos e encerram as atividades letivas do curso.

A abertura das sessões de apresentação dos TCC teve a presença do reitor Evaldo Kuiava que, ao dar boas-vindas aos participantes, enfatizou a importância dos cursos de formação dos gestores, que remetem ao ganho pessoal de cada participante e principalmente à Instituição pela qual cada um atua. “Esses cursos permitem o conhecimento da realidade de outras instituições, não só de nosso país, mas também as estrangeiras, com as visitas no módulo internacional”.
O presidente do COMUNG, professor José Carlos Carles de Souza, reitor da Universidade de Passo Fundo, também prestigiou o início dessa atividade, ressaltando que esse curso vem ao encontro das necessidades das Instituições Comunitárias. “A forma de participação, o envolvimento e a troca de experiências são extremamente valiosos. Nós nos ajudamos e isto nos fortalece para nos prepararmos para os problemas do dia a dia. O sentimento de pertencimento na Instituição é uma motivação e o caminho do sucesso. Precisamos sim, cada vez mais, estarmos próximos”.
Gestão de IES
Conforme a coordenadora do curso, professora Ana Lúcia Buogo, “em três edições do curso tivemos a participação de 88 gestores acadêmicos e administrativos das Instituições Comunitárias de Ensino Superior do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina. Há a oferta de uma nova edição, sob novo formato, a partir do dia 19 de agosto, destinada especialmente aos gestores da UCS, mas que terá a aprticipação de oito gestores de outras IES (UNIVATES, UNICRUZ, UNISC e Centro Universitário Metodista-IPA). No total, teremos uma turma de 48 alunos”.

O MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior teve início em 2011, coordenado pelo professor José Carlos Köche até fevereiro deste ano – quando se aposentou – e, a partir de então, a professora Ana Lúcia Buogo assumiu a coordenação. O curso nasceu da percepção das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) quanto à necessidade de formação e qualificação dos seus gestores baseadas numa proposta que propiciasse uma visão ampla e integrada sobre a gestão universitária no contexto das transformações educacionais mundiais e que considerasse a natureza da universidade comunitária (sua história de constituição e projeção de sua inserção nos cenários atuais e futuros).
Tem como objetivo capacitar gestores das Instituições de Ensino Superior (IES) do COMUNG, desenvolvendo habilidades de liderança, de empreendedorismo, de inovação e de gestão, qualificando-os para os desafios da “Universidade do Futuro” com vistas:
– ao acesso à base teórica que fundamenta os novos processos de gestão e de modernização da gestão das IES;
– ao contato com especialistas experientes em diferentes áreas da gestão universitária que atuarão como conferencistas;
– ao intercâmbio de experiências e de informações vivenciadas na gestão das diferentes instituições de origem dos participantes;
– ao estudo prospectivo de futuros cenários de inserção das IES;
– ao estudo de casos de sucesso relacionados a soluções inovadoras aplicáveis aos problemas vivenciados na gestão das IES comunitárias;
– ao acesso a modelos de gestão de instituições internacionais, experienciados em módulo internacional.
Módulo internacional
No módulo internacional buscou-se a observação das práticas desenvolvidas em instituições de ensino superior conceituadas em ensino, pesquisa e inovação, com o objetivo de conhecer as diferentes realidades culturais e organizacionais, além de comparar diferentes experiências praticadas pelas IES no exterior em relação ao que vem sendo praticado nas instituições comunitárias gaúchas:
– em 2012, os gestores conheceram universidades filandesas: Universidade de Ciências Aplicadas de Turku, Universidade de Tampere, Universidade de Hammelinna e VTS – Instituto de Pesquisa – Helsinky;
– em 2014, as espanholas e inglesas: Universidade de Deusto – Bilbao, Universidade de Alicante e Universidade Miguel Hernandez – ambas em Alicante, Instituto de Educação – Londres e Universidade de Warwick – Reino Unido;
– em 2016, as canadenses: Université de Sherbrooke – Sherbrooke, École de Technologie Supérieure – Montreal, University of Waterloo – Waterloo, Macmaster University – Hamilton e Ryerson University – Toronto.
Fotos: Claudia Velho
Compartilhar