Medicina do Esporte: atletas da ACBF Futsal realizam atividades de avaliação no Centro Clínico.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/02/2020 | Editado em 19/02/2020

Jogadores do clube mais vitorioso do futsal brasileiro foram submetidos a testes de mensuração de força em diferentes velocidades de movimento. Centro Clínico da UCS oferece diversos serviços para esportistas amadores e profissionais.

A equipe do Centro Clínico da UCS (CECLIN) recebeu nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, um grupo de nove atletas da Associação Carlos Barbosa de Futsal – ACBF Futsal que foram submetidos, no ambiente dedicado à Medicina do Esporte, no Bloco 70, a testes de dinamometria isocinética. O exame consiste na mensuração de força em diferentes velocidades de movimento através de sensores computadorizados.

Eduardo Comparsi, médico do esporte do CECLIN,  explica que esse tipo de avaliação fornece dados precisos e objetivos sobre as condições de força, potência e resistência dos atletas, permitindo avaliar desequilíbrios – “já cientificamente comprovados como importantes fatores de risco para as lesões”. Não é a primeira vez que o clube mais vitorioso do futsal brasileiro acessa a estrutura da Clínica da UCS – e esse tipo de exame também já foi aplicado a atletas de outros clubes, como o S.E.R. Caxias, o Esporte Clube Juventude e o Esportivo de Bento Gonçalves.

Medicina do Esporte
Comparsi explica que a Medicina do Esporte é a especialidade que melhor engloba as competências necessárias para a atenção a atletas amadores ou profissionais, a partir de avaliação e acompanhamento, com papel direto na prevenção e no tratamento de lesões potencializando o desempenho esportivo. Na estrutura do CECLIN, são realizados exames como eletrocardiograma e testes ergométrico, de bioimpedância, cineantropometria, espirometria, entre outros.

Eduardo Comparsi (o primeiro à esquerda) com a equipe multiprofissional que atendeu aos atletas da ACBF.

A estrutura disponível para a Medicina do Esporte compreende laboratórios como o de Análise Tridimensional do Movimento e o de Ergoespirometria (VO2) – para este último, foi adquirido recentemente o equipamento MetaLyzer 3B, de acordo com o médico o que há de mais moderno em avaliação de gases metabólicos.

O sistema permite a análise metabólica do esforço, fornecendo dados precisos de gasto calórico, limiares de lactato e VO2 máximo, sendo indicado para atletas que desejam otimizar a performance, e aplicado a pacientes cardiopatas e pneumopatas. Nesse contexto, o médico ainda destaca a residência oferecida pela UCS em Medicina Esportiva, única do Sul do Brasil.

O Centro Clínico da UCS é uma unidade de atendimento em saúde que compreende múltiplas especialidades. Dispõe de uma rede qualificada de assistência e saúde, com atendimentos particulares e via Sistema Único de Saúde, aberta para novos convênios e parcerias com entidades. Para saber  mais sobre os serviços e a forma de contratação, entre em contato com:
– Central de Atendimento do Centro Clínico – Telefone (54) 3218-2342 ou
– Diretoria de Relações com o Mercado – Telefone (54) 3218-2444.

Fotos: Claudia Velho