Mestrado em Educação da UCS Hortênsias abre inscrições para turma de 2026
Candidatos poderão se inscrever até dia 14 de outubro para as 20 vagas ofertadas
Estão abertas, até 14 de outubro, as inscrições para o mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul no campus universitário da Região das Hortênsias. O curso de pós-graduação stricto sensu, com início previsto para março de 2026, oferece 20 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa: História e Filosofia da Educação e Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão. Saiba como se inscrever.
Em encontro no dia 16 de agosto, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, o processo seletivo foi esclarecido aos interessados na proposta acadêmica. Na oportunidade, a coordenadora do PPG, professora Eliana Rela, apresentou a trajetória do programa, que soma 16 anos de atuação, entre a oferta de mestrado e de doutorado, e destacou o impacto da formação continuada para a docência. Segundo ela, a realização de um mestrado amplia a formação de professores de escolas públicas e particulares, em nível profissional e pessoal. “Contribui para o desenvolvimento acadêmico, incentiva a reflexão crítica e fortalece as habilidades de pesquisa aplicáveis em sala de aula. Além disso, proporciona valorização profissional, melhores oportunidades de carreira e repercute diretamente na qualidade do ensino e na inovação educacional”, afirmou.
A programação também contou com orientações práticas do professor José Edimar de Souza sobre a elaboração do currículo na Plataforma Lattes (CNPq), requisito do processo seletivo. Já o mestrando Rodrigo Luis de Quadros falou sobre sua trajetória de formação, e as professoras Andréa Wahlbrink Padilha da Silva e Cristina Maria Pescador apresentaram as linhas de pesquisa e o corpo docente do PPG. A professora Nilda Stecanela encerrou a palestra com explicações sobre a construção do projeto de pesquisa.
Para Eliana Rela, o perfil buscado pelo programa é de candidatos comprometidos com a melhoria da educação, capazes de desenvolver análises críticas e dispostos a propor soluções inovadoras para os desafios educacionais. A diversidade de experiências e perspectivas, segundo ela, é valorizada como elemento enriquecedor das pesquisas.
O diretor da UCS Hortênsias, professor Gilberto Hummes, reforçou a importância da iniciativa: “A nova turma do mestrado em Educação fortalece o papel da Universidade na Região das Hortênsias, promove a formação de profissionais qualificados, impulsiona a pesquisa e contribui para o desenvolvimento educacional e comunitário”, concluiu.
Fotos: Nicole Cavallin