Mestrando da UCS conquista primeiro lugar na Feira Brasileira de Iniciação Científica

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 15/09/2025 | Editado em 15/09/2025
Franco vai participar de evento no México

Franco Marval Javier vai representar o Brasil na Copa Science Awards, no México

O estudante de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLET) da Universidade de Caxias do Sul Franco Marval Javier conquistou o primeiro lugar na X Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), realizada de 8 a 12 de setembro no Instituto Brasileiro de Iniciação Científica, em Joinville (SC).

Javier apresentou o trabalho “Identidade Indígena nos poemas de Márcia Kambeba”, orientado pela professora Cristine Fortes Lia. O prêmio foi concedido na categoria de Pós-Graduação. Além disso, recebeu o Prêmio de Destaque na Promoção da Arte no Brasil. A conquista o credenciou para participar da Copa Science Awards, prevista para ocorrer em outubro de 2026, na cidade de Tehuacán, no México. 

O mestrando entende que o título foi conquistado a partir do mote da pesquisa. “Eu acredito que o diferencial tenha sido dar voz e enaltecer a Literatura dos Povos Originários, do qual também faço parte, e isso me traz ainda mais orgulho. Esse reconhecimento representa uma linha inovadora e, sobretudo, um compromisso com nossas vozes indígenas”, avalia Javier, que é descendente do povo indígena Pemon-Taurepang, que está localizado na tríplice fronteira, Brasil, Venezuela e Guiana.

Para a orientadora, a oportunidade de trabalhar com o aluno é um grande privilégio. “A pesquisa que ele realiza contempla demandas sociais como decolonialidade, povos originários, migrações, identidade e valorização cultural. É um estudo que integra a Academia às expressões literárias e identitárias indígenas, minimizando o epistemicídio do colonialismo. A dissertação do Franco tem potencial de tirar sujeitos históricos do anonimato e abrir caminho para outras pesquisas que dialoguem com a temática”.

Foto: arquivo pessoal