Mestrando em Ciências da Saúde tem trabalho premiado em Congresso Brasileiro de Cirurgia da Coluna.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/05/2019 | Editado em 28/07/2023

Evento nacional destacou a produção de André de Oliveira Arruda sobre os fatores de risco para disfagia após cirurgia da coluna cervical por acesso anterior.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, por meio do aluno de mestrado André de Oliveira Arruda, obteve reconhecimento no XVII Congresso Brasileiro de Cirurgia da Coluna. O trabalho Análise dos fatores de risco para disfagia após cirurgia da coluna cervical por acesso anterior – Estudo prospectivo controlado multicêntrico, desenvolvido em conjunto com seu orientador, o diretor da área de Ciências da Vida da Universidade, Asdrubal Falavigna, foi o segundo colocado na categoria que premiou trabalhos de tema livre, com apresentação oral. O evento é organizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Coluna – que agrega os cirurgiões de coluna de todo o Brasil – e a premiação ocorreu no dia 4 de maio, em São Paulo, na cerimônia de encerramento do Congresso.

O trabalho, explica Arruda, avalia a evolução e a identificação de fatores de risco para a ocorrência da disfagia (dor e/ou dificuldade para engolir) após cirurgia de coluna através de acesso cirúrgico anterior. “É um procedimento realizado rotineiramente pelos cirurgiões de coluna quando necessitam tratar casos de hérnia de disco cervical, ou fraturas de coluna cervical, entre outras indicações”, explica, afirmando que a disfagia é considerada uma “complicação” comum após o procedimento. “Entretanto, quais fatores de risco aumentam a chance de ocorrência de casos mais graves ou, mesmo, como esse achado evolui com o passar do tempo após o procedimento cirúrgico cervical, são itens que permanecem a ser discutidos, de acordo com a literatura atual”. Nesse contexto, ele explica que o projeto destaca-se pelo elevado número de pacientes recrutados e acompanhados em seus períodos pós-operatórios, além de ter agrupado diferentes centros de cirurgia da coluna da América Latina, coordenado e desenhado pelo professor Falavigna sob a chancela da organização AOSpine Latin America – “a maior comunidade de cirurgiões de coluna do mundo”.

André de Oliveira Arruda é graduado em Medicina pela PUCPR, em Curitiba, com residência médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Universitário Cajuru/PUCPR, e integrou o programa de Medical Research Fellowship pelo AO Research Institute, em Davos, na Suíça. De volta ao Brasil, formou-se, complementarmente, em Especialização em Cirurgia da Coluna pelos Hospitais Lifecenter/Ortopédico, em Belo Horizonte, MG, onde segue atuando como cirurgião da coluna.

[As inscrições para o processo seletivo dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde estão abertas.]