Missão acadêmica da UCS em Portugal e Espanha mira convênios de intercâmbio e dupla diplomação

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 11/09/2025 | Editado em 11/09/2025

Roteiro do reitor e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação passará por pelo menos sete instituições de Ensino Superior nos países europeus

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e reitor da UCS

Missão acadêmica da Universidade de Caxias do Sul em Portugal e na Espanha, de 13 a 18 de setembro, mira a assinatura de convênios de cooperação para intercâmbio de alunos e professores, compartilhamento de conhecimentos e a possibilidade de dupla diplomação a partir da visita a pelo menos sete instituições de Ensino Superior.

O roteiro a ser percorrido pelo reitor, Gelson Leonardo Rech, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon, começa na universidade espanhola de Salamanca e segue pelos institutos politécnicos portugueses da Guarda, Viseu, Coimbra, Leiria, Tomar e Santarém – as reuniões incluirão representantes dos institutos de Castelo Branco e Portalegre. As instituições de Portugal compõem o consórcio português Erasmuscentro, rede que busca fortalecer a ligação entre o Ensino Superior Politécnico e o mercado de trabalho através de iniciativas como estágios e da promoção da internacionalização. “Alguns dos reitores já visitaram nossa Universidade e fizeram convites para ampliar a aproximação institucional em benefício às comunidades acadêmicas. Daremos novos passos nesse sentido a partir da missão acadêmica”, contextualiza Rech.

A cultura da internacionalização é cultivada na UCS por meio de diversas parcerias, intercâmbios, aulas com temas globais e projetos com estudantes e professores estrangeiros. A Instituição já registra 17 convênios ativos com instituições da Espanha e outros 17 de Portugal, de um total de 135 acordos de cooperação vigentes com universidades de 34 países.