Mobilidade Humana e Dinâmicas Migratórias são temas discutidos em seminários no Campus-Sede.
O III Seminário “Mobilidade Humana e Dinâmicas Migratórias” ocorre nesta quarta-feira, dia 5 de dezembro, na Universidade de Caxias do Sul, reunindo pesquisadores que tratam do tema migratório. A atividade, que inicia às 9 horas, na Sala 208 do Bloco H, do Campus-Sede, tem como objetivo fortalecer os grupos de pesquisa e de alinhavar novos projetos.
O seminário é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Turismo e Hospitalidade, pelo Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Universidade do Vale do Taquari (Univates). A atividade ocorre em dois momentos: pela manhã serão discutidas as “Migrações e políticas: perspectivas” e, a partir das 14 horas, “Migrações e etnias: perspectivas”.
Programação
Pela manhã, serão abordados os seguintes temas:
– Os atuais fluxos migratórios e as perspectivas da garantia de defesa de direitos, com a assistente social Vanessa Perini Moojen e a psicóloga Rafaela Beal Bossardi, ambas do Centro de Atendimento ao Migrante.
– A Lei de Migração e a política pública para migrantes, com o advogado de Migrações do Centro de Atendimento ao Migrante, Adriano Pistorello.
– Aspectos da acolhida humanitária do governo brasileiro para os haitianos: perspectivas e desafios, com Juliana Camelo, mediadora Intercultural do Centro de Atendimento ao Migrante e Giulia Mule Georg, da ULB – Universitè Libre de Bruxelles.
– Os imigrantes internacionais na luta pelo direito à cidade, no Vale do Taquari (RS), com a professora Dra. Margarita Rosa Gaviria Mejia, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da Univates.
À tarde, serão discutidos:
– Migrações internacionais recentes: hospitalidade e hostilidade, com a professora Dra. Vania Herédia, professora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, da UCS.
– Um salto para a vida: a imigração de bengalis no Norte do RS, com João Carlos Tedesco, do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade de Passo Fundo.
– Lugaridades: novas construções sobre as migrações femininas para o Brasil, com Maria do Carmo dos Santos Gonçalves, coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM).
– Migrações forçadas no Brasil: reflexões sobre moralidades na recepção, com Aline Passuelo de Oliveira, doutoranda do Programa de Pós-graduação da UFRGS e professora de Sociologia da UCS.
– Acolhida humanitária e crise migratória: o caso venezuelano, com Adriano Pistorello, advogado de Migrações do CAM; Dra. Marileda Baggio, Missionária de São Carlos e Eudoro José Godoy Valles, médico do Programa Mais Médicos.
Compartilhar