Mobilidade internacional: UCS recebe 30 acadêmicos estrangeiros neste semestre.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 12/09/2018 | Editado em 12/09/2018
Acadêmicos estrangeiros que participaram da acolhida pela equipe do UCS Internacional.

Um período de novas experiências em Caxias do Sul se iniciou neste semestre para 30 estudantes estrangeiros, que chegam para cursar disciplinas de graduação através do Programa de Mobilidade Acadêmica internacional  da UCS . São estudantes de Portugal, Itália, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Honduras, Paraguai, Jamaica, Espanha, Colômbia, Japão, Estados Unidos, México, Suíça, Canadá e Egito (pela primeira vez a Universidade recebe um estudante do Egito em intercâmbio).

O encontro de acolhimento foi realizado na última quarta-feira, 5 de setembro, e marcou as boas-vindas ao grupo e a apresentação de informações sobre a estrutura e as possibilidades oferecidas pela Universidade, como o Programa de Português para Estrangeiros,  e o Programa de Línguas Estrangeiras. Os acadêmicos também puderam saber mais sobre a cidade de Caxias do Sul, o Estado e o País, e participaram de uma atividade de integração ao som de ritmos brasileiros, ministrada pela professora Vanessa Bellani Lyra.

A troca e a conexão promovidas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão com estudantes, professores, gestores diferentes nacionalidades e procedências faz parte do processo de internacionalização da UCS, que tem a Inserção acadêmica nacional e internacional, como uma das suas diretrizes institucionais.

Expectativas e primeiras impressões


Alexandra Micaela Subtil, estuda Fotografia no Instituto Politécnico de Tomar, em Portugal e conheceu a UCS a partir da experiência anterior de outro intercambista, e já declarou apreciar a cidade e a Universidade. Analisando o curso de graduação em Fotografia da UCS, destaca as disciplinas, bastante específicas à área, e sua estrutura, que considera bem equipada.
Idrissa Dias Mane, de Guiné-Bissau em seu primeiro intercâmbio, o jovem veio iniciar a graduação em Engenharia Ambiental na UCS e não é o primeiro de sua família a estudar aqui: sua irmã, Deise, cursou Direito na UCS por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação – (PEC-G), formou-se no final de 2016 e hoje atua na área, em seu país de origem. Idrissa valoriza a oportunidade de estudar na Instituição, experiência que acredita ser um passo muito importante para a sua trajetória profissional.
Ane Rodríguez Valls, estudante de Administração na Universidad Pública de Navarra, na Espanha,veio repetir a trajetória de uma amiga, que passou pela UCS em 2017, e já destaca, de sua própria experiência, a boa acolhida dos brasileiros em sua recepção.
Alan Giovanni Durán Montoya, estudante de Administração na Universidad Autónoma de Occidente, na Colômbia, escolheu estudar no Brasil por sua cultura, e demonstrou conhecimento sobre o país e alguns dos desafios que vivencia. Entre os atrativos de Caxias do Sul, para ele, estão a tranquilidade e as influências italianas. Sobre o curso da UCS, ele destaca o ensino, apresentado em conteúdos claros e em diferentes plataformas.
Akram Helmy Abdou Khalil, estuda Matemática na Università Degli Studi di Verona, na Itália, e esta é a sua primeira visita ao Brasil. Egípcio da cidade de Gizé, Akran explica ter escolhido a UCS por adorar o Brasil e a América Latina, bem como seus aspectos culturais. Ele descreve a experiência de mobilidade acadêmica como um sonho, esperando aprofundar seu conhecimento na área em que estuda e em outras, como a cultural.

Imagem: Divulgação