Mobilização por Caxias conhece atrações da UCS na Festa da Uva

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/03/2019 | Editado em 08/03/2019

 Na noite desta quinta-feira, 7 de março, a Universidade recebeu em seu estande na Festa Nacional de Uva membros do movimento Mobilização por Caxias (MobiCaxias). Lançado em setembro do ano passado, também com apoio da UCS, o MobiCaxias tem a proposta de unir as forças da cidade para projetar em conjunto o desenvolvimento. [Veja a galeria de fotos do evento]

Participaram da visita, ainda, parte da Comissão Organizadora da Festa da Uva, docentes da UCS e representantes de entidades políticas, sociais e do empresariado local. Recepcionados pelo reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, e pelo presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, os visitantes puderam conferir algumas das atrações expostas no estande. Dentre elas, está o modelo de mapa topográfico que permite a interação virtual com uma bacia hidrográfica – tecnologia de realidade aumentada empregada em didáticas das graduações em Engenharia Civil e Ambiental – , e um foguete, desenvolvido por estudantes dos cursos de Engenharia da UCS que integram a equipe Phoenix RT – que já participou de diversas competições no país.

Em um momento de confraternização, os visitantes puderam saborear a típica pasta italiana, preparada pela Escola de Gastronomia da UCS – Restaurante Dolce Italia.

Sobre o MobiCaxias

Lançado em setembro do ano passado com a proposta de unir as forças da cidade para projetar em conjunto o desenvolvimento, o movimento Mobilização por Caxias (MobiCaxias) teve contemplado um dos fatores objetivos (e ao mesmo tempo simbólicos) para que uma iniciativa deixe o mundo das ideias e ganhe concretude – e, portanto, perspectivas mais sólidas. O Movimento se constitui sobre o conceito de quádrupla hélice, reunindo os agentes da inovação de quatro segmentos: a iniciativa privada, representada pelas entidades empresariais e sindicatos (patronais e de trabalhadores); o poder público, representado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego; as instituições de ensino superior, segmento representado pela UCS e outras instituições; e a sociedade civil, representada por organizações de caráter comunitário, cultural e social. Até o momento, 33 organizações estão integradas.

Fotos: Claudia Velho.