Mostra Científica e Tecnológica do CETEC ocorre nos dias 29 e 30 de agosto.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 21/08/2019 | Editado em 28/08/2019

O CETEC – Escola de Ensino Médio e Técnico da Fundação da Universidade de Caxias do Sul – realiza a sétima edição da Mostra Científica e Tecnológica nos dias 29 e 30 de agosto. Durante o evento, os estudantes apresentam mais de 150 trabalhos de pesquisa desenvolvidos sob orientação dos professores da Escola e também de docentes da Universidade.

Mostra Científica e Tecnológica ocorre anualmente. Em 2018, 123 trabalhos foram apresentados à comunidade.

A Mostra faz parte do projeto interdisciplinar Eu Sou Ciência que busca, por meio da integração dos saberes e método científico, a resolução de problemas identificados pelos alunos. A ideia é que os jovens estudantes sejam capazes de apresentar alternativas científicas em diferentes áreas do conhecimento. “As investigações demonstram a preocupação dos jovens com as relações humanas, o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta, as novas tecnologias digitais, a agricultura, a saúde humana e animal e a inclusão, entre outros temas”, explica a coordenadora da Mostra Científica e Tecnológica, professora Andréia Michelon Gobbi.

Exemplo de projeto que une tecnologia e interesse social, um dispositivo móvel alerta deficientes visuais em paradas de ônibus. A tecnologia transmite um sinal do veículo em direção a um equipamento móvel portado pelo usuário do transporte. O objetivo é ampliar a autonomia do deficiente visual, por meio de uma tecnologia de baixo custo e alta efetividade.

“Todos os projetos contemplam uma solução tecnológica, criada por meio de métodos e técnicas científicas. Mas, além disso, as iniciativas têm foco social e cidadão”, ressalta a diretora do CETEC, professora Ana Cristina Possapp Cesa.

O evento é aberto à comunidade. As atividades ocorrem no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva, em Caxias do Sul. Com visitação no dia 29 de agosto, quinta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, e no dia 30 de agosto, sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 17h30 às 20h30.

Foto: Claudia Velho