Museu de Ciências Naturais revitaliza peças do acervo didático

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 03/11/2025 | Editado em 04/11/2025

Animais taxidermizados voltarão à exposição durante o mês de novembro

Atento à necessidade de manter preservado um acervo estimado em uma centena de animais taxidermizados, o Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul (MUCS) realizou a restauração de algumas peças que retornarão para a exposição ao longo do mês de novembro, além de outras que serão direcionadas para o Programa Ciência na Comunidade e atividades de extensão.

Entre os animais revitalizados estão espécimes que têm mais de duas décadas de conservação. É o caso de uma ema, que fez parte da sala de exposição do MUCS e que agora será utilizada em ações de extensão. Integram o acervo ainda  um gato-maracajá, um macaco-prego, corujas, gaviões e outras aves. 

A revitalização das peças foi viabilizada por meio de recursos do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG), financiado pela CAPES. O trabalho foi realizado pelo taxidermista Emerson Boaventura. 

O MUCS está localizado no Campus-Sede, onde também estão o UCS Aquarium e o Herbário da UCS (com mais de 60 mil espécimes de plantas, é um dos maiores herbários do Rio Grande do Sul). As visitas devem ser agendadas pelo telefone (54) 3218.2142.