Nas aulas de Educação Física, alunos do CETEC aprendem sobre autocuidado e alimentação saudável
Encontros com a nutricionista Diane Benini abordaram assuntos que, muitas vezes, não são tratados dentro das quadras
Nos dias 5 de junho e 3 de julho, a nutricionista Diane Benini conversou com os alunos dos segundos anos do CETEC. Os encontros realizados durante as aulas da disciplina de Educação Física, buscaram oportunizar aos estudantes uma compreensão ampliada sobre o autocuidado e trataram ainda da importância de uma alimentação saudável para o dia a dia.
A nutrição é um assunto que tem sido visto de modo constante nas aulas de Educação Física, por meio de uma outra perspectiva. Embora profundamente atrelada aos exercícios, a alimentação nem sempre recebe a atenção que devia. Nesse sentido, as palestras trataram de assuntos relevantes ao cotidiano do alunos, como exercícios físicos, saúde, cultura corporal, cidadania, expressão artística e padrão estético contemporâneo, entre outros.
O momento de encontro com a nutricionista foi organizado pelas professoras Grasiely Milan e Patrícia Tonietto, em parceria com os docentes Ricardo Colombi e Rafael dos Santos. Segundo Grasiely, as palestras realizadas on-line pela ferramenta Google Meet mostraram aos alunos uma ampliação do conceito que envolve a Educação Física, explorando diferentes noções. “A Educação Física vai muito além dos esportes tradicionais. Optamos em utilizar este momento de aulas síncronas para desenvolver conteúdos que, muitas vezes, não temos tempo hábil para discutir em quadra, promovendo um conhecimento mais amplo sobre os esportes”, aponta.
Em função das novas mudanças de hábitos que todos têm enfrentado, a palestra buscou auxiliar os alunos a buscarem qualidade de vida, mesmo em meio ao cenário de pandemia.
Para a diretora do CETEC, Ana Cristina Possapp Cesa, as palestras foram muito importantes, não apenas por mostrar que a educação física abrange diversas áreas do conhecimento, mas também por trazer aos alunos uma nova perspectiva em relação à qualidade de vida, ainda mais em um momento tão delicado quanto o atual: “Vejo como sendo de suma importância atividades que promovam um novo olhar sobre o bem-estar, afinal é algo essencial para que os alunos sintam-se bem, com eles mesmos e com o ambiente que os cerca. Fico muito feliz em podermos proporcionar um momento de reflexão aos estudantes, para que possam analisar sua qualidade de vida”, pontua a diretora.
SOBRE A NUTRICIONISTA
Diane Benini é nutricionista que atua clinicamente, em consultório na cidade de Garibaldi. A profissional possui pós-graduação em Nutrição Esportiva e Treinamento Físico, com mestrado em Ciências da Reabilitação.
Foto: Acervo Pessoal de Diane Benini