Nesta quarta-feira, Concerto Infância de Todas as Idades reúne cem artistas no palco do UCS Teatro

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/09/2025 | Editado em 30/09/2025

Espetáculo com a Orquestra Jovem UCS LionsEduC, a Orquestra Acadêmica da UCS e o Coral Vívere terá entrada franca

Com nova edição nesta quarta-feira, 1º de outubro, o Concerto Infância de Todas as Idades – Cultura de Paz levará ao público música de qualidade e a oportunidade de refletir sobre as relações sociais, com a proposta de fortalecer a cultura de respeito e valorizar a diversidade. A apresentação com entrada franca reunirá cem artistas, de diferentes gerações, da Orquestra Jovem UCS LionsEduC, da Orquestra Acadêmica da UCS e do Coral Vívere às 20h, no palco do UCS Teatro.

A escolha do repertório, que inclui obras de compositores tradicionais da música de concerto, destaca o caráter social e humanista evocado pelo significado das composições ou pelas  próprias vidas e ideais de seus autores. São exemplos Handel, compositor de Passacaglia, que angariava fundos para a beneficência em Londres, e o ideal de fraternidade proposto por Beethoven na Ode à Alegria, conhecido tema de sua Nona Sinfonia. O programa também contempla a diversidade cultural, representada por músicas brasileiras como Asa Branca, Negrinho do Pastoreio e, para homenagear os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, Va, Pensiero.

A regência é de Fábio Alves, que assina o roteiro com a coordenadora do programa UCS Sênior, Verônica Bohm, que, ao narrar essas histórias inspiradoras, pretende levar o público a refletir sobre o convívio social e uma vida mais pacífica. “Falaremos sobre a cultura da paz articulada ao respeito à diversidade, mostrando o quanto as diferenças nos enriquecem”, destaca a professora.

A iniciativa é do UCS Cultural em parceria com o UCS Sênior, que promove atividades com foco em educação e longevidade. A realização é da Universidade de Caxias do Sul, com apoio da Prefeitura Municipal de Caxias – Secretaria da Cultura.

Foto: Pedro Giles