No Campus-Sede, Miguel Nicolelis é recebido na Reitoria e visita a Clínica de Fisioterapia.

O neurocientista Miguel Nicolelis, considerado o principal cientista brasileiro e um dos maiores pesquisadores mundiais da atualidade, já está em Caxias do Sul e, no início da tarde chegou ao Campus-Sede, onde foi recebido na Reitoria e fez uma visita à Clinica de Fisioterapia. Ele veio a convite da Área de Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias para fazer a palestra de abertura do IV Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, que se realiza na noite desta segunda-feira (14), a partir das 20h, no UCS Teatro. Nicolelis vai falar sobre a interface cérebro-máquina, com base em seu trabalho de pesquisa com exoesqueletos que buscam estimular a reparação sensorial e motor de pacientes com deficiência física.

No encontro na Reitoria, Nicolelis falou com os gestores e professores presentes sobre as diferenças entre a realidade americana e brasileira no campo científico e acompanhou o vídeo institucional que destaca a trajetória de 50 anos da Universidade. Ao final do encontro, o neurocientista foi presenteado com o vinho especialmente elaborado em comemoração aos 50 anos da UCS, pela Vinícola Luiz Argenta, de Flores da Cunha.
Participaram da recepção o chefe de Gabinete da Reitoria, Gelson Rech, o diretor da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias, Juliano Rodrigues Gimenez, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Asdrubal Falavigna, e a coordenadora do curso de Sistemas de Informação e do Seminário Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Social, Scheila de Ávila e Silva, que também integra a organização do IV Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social.
Na visita à Clinica de Fisioterapia, que integra a estrutura de ensino, pesquisa e extensão da Área do Conhecimento das Ciências da Vida, Nicolelis conversou com estudantes e professores e conheceu os projetos da Clínica, que atende exclusivamente pelo Sistema Único da Saúde. Durante a visita ao Campus, o renomado cientista, considerado pela Revista Scientific American um dos vinte maiores cientistas do mundo na década passada, esteve acompanhado pelos organizadores do IV Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Juliano Rodriguez Gimenez, Sheila de Ávila e Silva e André Gustavo Adami, pelo professor Dagoberto Vanoni de Godoy, diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, e pelo professor Asdrubal Falavigna, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.
Fotos: Claudia Velho
Compartilhar