No Dia das Mães, série Concertos ao Entardecer apresenta duo de flauta e violão.
Recital com o Duo Schmidt-Araújo será atração no Memorial Atelier Zambelli nos Pavilhões da Festa da Uva, no domingo, 12 de maio.
A Orquestra Sinfônica da UCS promove no dia 12 de maio, domingo de Dia das Mães, mais uma apresentação do projeto Concertos ao Entardecer – 25 anos, que integra a programação do programa Museu Arte Viva. A atração será o Duo Schmidt-Araújo, de flauta e violão, formado pelo flautista Dainer Schmidt e pelo violonista Marcos Araújo. A partir das 15h, no Memorial Atelier Zambelli (nos Pavilhões da Festa da Uva – Rua Ludovico Cavinatto, 1431), a proposta é um repertório diversificado de grande influência rítmica da música de manifestação popular italiana, francesa, espanhola e flamenca, sem deixar de lado a valsa brasileira. A entrada é franca.
Até dezembro deste ano, o projeto de celebração dos 25 anos da série Concertos ao Entardecer promove 20 apresentações com entrada franca entre o Recreio da Juventude e os museus caxienses dentro do programa Museu Arte Viva, que visa reforçar a promoção dos museus caxienses como locais de memória que acolhem diferentes linguagens artísticas.
Concertos ao Entardecer
Os Concertos ao Entardecer tiveram a sua primeira apresentação em agosto de 1993. A série realiza concertos e recitais com grupos de câmara, solistas, duos ou grupos convidados locais, regionais, nacionais e internacionais, com repertório diversificado. Atualmente, o projeto é uma realização do LionsEduC, com o apoio da Orquestra Sinfônica da UCS, do Museu Municipal da Prefeitura de Caxias do Sul e do Recreio da Juventude, com o financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul e o apoio cultural da Metadados, Visate e Randon.
Músicos

O flautista e flautinista da OSUCS Dainer Schmidt é mestre em Música pela University of Southern Mississipi, bacharel em Música pela Universidade Federal de Santa Maria, tendo também estudado na Michigan State University e atuado como bolsista-assistente das universidades, ministrando aulas coletivas e individuais de flauta transversal. Participou de masterclasses com flautistas renomados, de festivais de música e atuou como músico convidado em bandas e orquestras sinfônicas no Brasil e nos Estados Unidos. Foi primeira flauta da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul e flautista e flautinista da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, e também ganhador do Concurso de Jovens Solistas da Orquestra de Câmara Fundarte em 2007. Atua ativamente em projetos de música de câmara e vem desenvolvendo projetos de recitais com repertório para Duo de Flauta e Piano e Duo de Flauta e Violão.
O músico Marcos Araújo é doutor em Performance Musical pela Universidade de Aveiro (Portugal), mestre em Performance Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Música (violão) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua profissionalmente como violonista desde os 15 anos em grupos musicais no Sul do Brasil, em uma carreira que inclui apresentações solo e camerísticas em países como Portugal e Inglaterra. Atuou como solista com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, foi vencedor do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sesi/Fundarte em 2009, quando também realizou uma série de apresentações na International Beatles Week Festival em Liverpool (Inglaterra). Araújo é professor adjunto do Departamento de Música – Instituto de Artes (UFRGS), coordenador do Programa de Extensão em Música e do Projeto de Extensão Alfabetização Musical no Ensino Coletivo de Violão da instituição.
Imagem: Sofia Cortese
Compartilhar