Futuro diretor do Arquivo Secreto do Vaticano foi fundamental em período de pesquisa para doutorando em Turismo.
Com bolsa pelo Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior da Capes, Eduardo Taborda de Jesus, discente do Programa de Pós-Graduação em Turismo, esteve em Portugal, onde interagiu com José Tolentino Mendonça, recém nomeado pelo Papa Francisco para a direção do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Santa Sé.

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Eduardo Taborda de Jesus, comemora a nomeação do padre e poeta português José Tolentino Mendonça pelo Papa Francisco para a direção do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Santa Sé. O sacerdote português, que é vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa e diretor da Faculdade de Teologia, foi ainda elevado à dignidade de arcebispo, sucedendo na liderança da biblioteca mais antiga do mundo o arcebispo francês Jean-Louis Bruguès.
A comemoração de Eduardo Taborda de Jesus deve-se ao fato de que, há um ano, enquanto realizava a sua pesquisa de tese sobre “A Hospitalidade nos Bastidores das Peregrinações”, na Universidade de Coimbra, com bolsa de estudos pelo Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi recebido por José Tolentino Mendonça, na Universidade Católica Portuguesa. “Ele mostrou-se interessado na minha pesquisa e me fez o convite para integrar o grupo de estudos e pesquisas sobre as publicações acadêmicas existentes sobre Fátima, sob a organização da Universidade Católica Portuguesa, que resultará em uma publicação”.
A tese de Eduardo Taborda de Jesus, sob a orientação da professora Dra. Vania Merlotti Herédia, será defendida em abril do próximo ano. Em sua pesquisa, Eduardo procura compreender “a prática e o sentido da hospitalidade institucional em um local de peregrinação com vistas a identificar as ações intraculturais da instituição religiosa (Igreja Católica Apostólica Romana) e do alcance do conteúdo dos documentos da Pastoral do Turismo nos destinos de turismo religioso católico”.
Enquanto esteve em Portugal, o doutorando pesquisou nos arquivos e documentos do Santuário de Fátima, da Universidade de Coimbra, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Universidade Católica Portuguesa, além de apresentar artigo no IV Congresso Internacional Santuários, Cultura, Arte, Romarias, Peregrinações, Paisagens e Pessoas. Eduardo também fez palestra, a convite do vice-reitor José Tolentino Mendonça, para os acadêmicos do curso de Turismo da Universidade Católica Portuguesa e teve o seu artigo Turismo Religioso: Los católicos y la búsqueda de sentido publicado pela revista científica Estúdios y Perspectivas em Turismo, Qualis A2.
Foto: Divulgação.
Compartilhar