Núcleo oferece apoio a estudantes para aprender e ensinar Matemática
Grupo oportuniza reforço acadêmico, acolhimento e convivência para acadêmicos de Ciências Exatas e Engenharias

Estudantes da Universidade de Caxias do Sul que em sua jornada acadêmica buscam suporte para o aprendizado e o ensino em Matemática encontram acolhida no Núcleo de Apoio ao Ensino de Matemática (NAEM) do curso de licenciatura. Durante sua trajetória de 26 anos, que foi celebrada no mês de agosto, estima-se que cerca de 30 mil estudantes participaram de ações como grupos de estudos, cursos e atendimentos personalizados.
O NAEM auxilia gratuitamente os alunos de graduação da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias em algumas das disciplinas mais demandadas em suas formações, como Matemática Básica, Cálculo I, II e III, Álgebra Linear e Geometria Analítica, Matemática e Estatística Aplicadas às Ciências Sociais e Matemática Financeira. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 16h40min às 19h30min, na sala 306 do Bloco V. É possível saber mais sobre serviços, como integrar o grupo e participar de cursos e outras atividades a partir do perfil @naem.ucs no Instagram.

Grande parte das ações é conduzida por bolsistas e voluntários, alunos do curso de licenciatura em Matemática sob orientação docente que, por meio de práticas extracurriculares como assessorias, oficinas, tutorias e minicursos, têm a oportunidade de aplicar conhecimentos, desenvolver competências pedagógicas e colaborar com colegas de outros cursos no reforço de conteúdos fundamentais. “Sem o comprometimento e a dedicação desses estudantes, o Núcleo dificilmente teria alcançado a relevância que tem hoje. Muitos ex-bolsistas hoje atuam em escolas públicas e privadas da região – uma delas, inclusive, retornou à UCS como professora do próprio curso de Matemática”, valoriza o coordenador do grupo, professor André Mauro Santos de Espíndola. “Mais do que um espaço de reforço acadêmico, o NAEM também se firmou como um ambiente de acolhimento e convivência, contribuindo para o fortalecimento do senso de pertencimento e a criação de vínculos entre os alunos e a Universidade”, avalia.
História
As atividades do NAEM se originaram do desejo de retomar e expandir um trabalho iniciado pelo Laboratório de Matemática, ativo entre 1987 e 1992, que oportunizava a pesquisa e o desenvolvimento de metodologias alternativas para o ensino na área nos níveis Fundamental e Médio. As ações ocorriam a partir de parceria da Universidade com a 4ª Delegacia Estadual de Educação.
Com o encerramento do convênio, em 1999 foi criado o Núcleo de Apoio ao Ensino de Matemática, que tornou-se referência ao desempenhar um papel estratégico na articulação entre teoria e prática no curso de licenciatura. Para além desse suporte, a comunidade pode participar de cursos de Extensão promovidos pelo Núcleo. Ainda, escolas que desejam realizar ações de reforço na disciplina podem entrar em contato com o grupo para a avaliação de demandas e a articulação de projetos.
O aniversário de 26 anos do NAEM foi celebrado no dia 27 de agosto, com a presença de alunos, professores e egressos do curso que foram bolsistas do Núcleo. Também estiveram presentes o diretor da Área de Ciências Exatas e Engenharias, professor André Adami, e a pró-reitora de Graduação, professora Terciane Ângela Luchese.
Fotos: Divulgação
Compartilhar