Obra de aluno da Especialização em Literatura Infantil e Juvenil recebe selo ‘Altamente Recomendável’ de entidade nacional
Distinção da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil foi concedida ao livro ilustrado ‘Lua, noite e dia’, assinado por Luciano Pontes em conjunto com Fábio Monteiro e André Neves. Publicação celebra a amizade e a poesia de Fernando Pessoa.
‘Lua, noite e dia’, obra do aluno da Especialização em Literatura Infantil e Juvenil da UCS Luciano Pontes, obteve o selo ‘Altamente Recomendável’ da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. O livro é assinado em conjunto com Fábio Monteiro e André Neves.
É a primeira vez que um trabalho de Pontes, com mais de dez livros publicados, recebe a distinção. “Esse reconhecimento fortalece o significado deste livro na minha vida e na carreira literária, além de situá-lo numa lista de grande visibilidade”, contextualiza.
O escritor natural de Orobó, Pernambuco, vive no Recife, é graduado em Design Gráfico e curador do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns – Filig. Em 2018, buscando novas bases e fundamentações sobre o fazer literário, que já exercia, ingressou na especialização da UCS, cursada a distância. “Eu adoro ser estudante, as questões mais significativas que vejo até agora são uma ampliação no meu referencial teórico e uma compressão da linguagem acadêmica. A coordenação, os professores e os processos no curso foram muito cuidadosos e cheios de afetos e profissionalismo”, afirma, sobre os impactos da experiência na formação que está concluindo, relatando enorme carinho pelo Rio Grande do Sul, que visita durante eventos literários, feiras e incursões em escolas.

A obra
O livro ilustrado “Lua, noite e dia”, publicado pela editora Paulinas, traz narrativas que se entrelaçam por meio de fios de imaginação e fantasia, compondo uma homenagem ao poeta Fernando Pessoa. Na primeira narrativa, escrita por Pontes, noite e dia se perdem e se encontram o tempo todo, ora distantes, ora próximos, criando uma circularidade brincante, um jogo poético. A segunda narrativa, com textos de Fábio Monteiro, detentor de um Prêmio Jabuti, desperta no leitor certa nostalgia dos tempos de outrora e um encantamento que se expande por meio da poesia textual.
Em uma inversão do processo criativo comum, o encontro em livro dos três amigos pernambucanos, que se cruzam entre afetos pessoais e pela arte literária para infâncias, partiu das imagens do ilustrador e escritor reconhecido internacionalmente André Neves, seguido pelos textos de Monteiro e Pontes.
Especialização em Literatura Infantil e Juvenil
Em sua quarta edição, a Especialização em Literatura Infantil e Juvenil: da Composição à Educação Literária da UCS está com inscrições abertas para as aulas que se iniciam no mês de outubro. Na modalidade de educação a distância, o curso possibilita o ingresso de estudantes de todo o Brasil e, inclusive, do exterior (nas edições anteriores, já participaram alunos de diferentes países).
O curso propõe qualificação relacionada a aspectos da análise e da seleção de obras, assim como a realização de mediação de leitura literária em diferentes espaços. Na área do conhecimento de Humanidades, a formação visa oportunizar a relação entre teoria e prática, e a valorização da pesquisa.