Observatório do Trabalho divulga Boletim Anual Mulheres e Mercado de Trabalho.
No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul lança o Boletim Anual Mulheres e Mercado de Trabalho 2020 – Bases de dados RAIS 2018 e CAGED 2019. A divulgação ocorreu nesta quinta-feira, 5 de março.
A 11ª edição do Boletim apresenta informações referentes à participação feminina no mercado formal de trabalho de Caxias do Sul, analisando os vínculos, as jornadas de trabalho, a média salarial, a escolarização e a faixa etária das trabalhadoras. As bases de dados utilizadas foram a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2018, último ano disponível, e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) de 2019.
Entre outros pontos, o estudo identificou uma abertura de postos formais de trabalho em Caxias do Sul em 2019, a qual representou um aumento da participação feminina no emprego formal. Por outro lado, a criação de novas vagas não possibilitou que a presença feminina crescesse proporcionalmente ao total de vagas em todos os setores econômicos. Em 2018, último dado disponível, a remuneração média feminina representou 16,20% a menos que os homens e, nesse ano, houve a menor defasagem da remuneração entre os sexos.
Confira o estudo completo e as informações metodológicas na página do Observatório do Trabalho.