Observatório do Trabalho divulga Boletim Anual Mulheres e Mercado de Trabalho 2019.
O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS) divulgou nesta quinta-feira, 7 de março, o Boletim Anual Mulheres e Mercado de Trabalho 2019 – Base de dados RAIS 2017. O boletim apresenta informações referentes à participação feminina no mercado formal de trabalho de Caxias, analisando as jornadas de trabalho, a média salarial e a escolarização das trabalhadoras. A base de dados utilizada é a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2017, último ano disponível.
Os dados indicam que em Caxias do Sul, no ano de 2017, cerca de 45,0% dos postos de trabalho formais eram ocupados por mulheres (4,2% a mais do que em 2007). Entre os trabalhadores com educação superior completa, as mulheres seguem tendo maior participação: 61,3%. A diferença de salários entre os gêneros é a menor na última década, mas as mulheres ainda ganham expressivos 16,3% a menos que os homens. Com o recorte no setor do Comércio, constatou-se que as trabalhadoras ocupam maior participação nos postos de trabalho do subsetor comércio varejista.
Participação feminina no comércio
A seção temática do boletim deste ano trata sobre a participação da mulher no setor do Comércio do mercado de trabalho formal de Caxias do Sul. A pesquisa abrange fatores como jornada de trabalho, remuneração e escolaridade, traçando um perfil das trabalhadoras no setor.
Apresentação
O trabalho também será apresentado pela equipe do Observatório do Trabalho da UCS no dia 13 de março, às 18h, na sala 419 do Bloco J do Campus-Sede da Universidade, evento aberto ao público e válido como horas complementares para os acadêmicos da Instituição. Ainda, haverá uma apresentação ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul – Sindicomerciários no dia 14 de março, às 14h.
Compartilhar